R. A doutrina Patrimonialista, pois define a Contabilidade como a ciência que estuda o patrimônio e também define o patrimônio como o objeto da Contabilidade.
O CONTISMO: Seus defensores adotam como idéia central o mecanismo das contas, preocupando-se basicamente com seu funcionamento e subordinando-as aos métodos de escrituração. Foi a primeira escola de pensamento contábil na escala de evolução cientifica da contabilidade.
A doutrina é teoria voltada ao ensinamento e à cultura de determinada ciência, é, portanto, um conjunto de conhecimentos com focos específicos em uma determinada disciplina. Na contabilidade tivemos inúmeras doutrinas, cada qual voltada para tal ciência da empresa.
Portanto, entre os falecidos, citamos apenas uma dezena de imortais da escola brasileira de contabilidade, os quais se tornaram imortais pela sua doutrina....
A Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro é vantajosa para investidores e empresários, especialmente em relação às aplicações financeiras. ... Com o CPC 00, profissionais da área contábil podem conferir informações sobre índices futuros, a fim de controlar a situação da empresa.
O CPC 00 (R2) orienta a adoção do regime de competência (reconhecimento das receitas e despesas quando ocorrem, independente de pagamento e recebimento), pois, de acordo com a estrutura, essa modalidade de registro reflete melhor o cenário econômico-financeiro da entidade.
O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao ...
O contador é o guardião da riqueza monetária das pessoas. As pessoas jurídicas movimentam um conjunto de riquezas (bens corpóreos e incorpóreos, direitos e obrigações) que formam o seu patrimônio.
A atualização tem de ser constante, é uma corrida sem linha de chegada", diz Limeira. Quem se forma em ciências contábeis pode trabalhar com recursos humanos, na área tributária de empresas, gerência financeira, auditoria, perícia contábil ou judicial. Também pode atuar em escritórios ou abrir sua própria empresa.