Para saber a classificação de um periódico acesse a Plataforma Sucupira, onde se encontra atualmente a ferramenta da Capes. Em seguida selecione a janela “Evento de Classificação” e escolha a mais recente versão da classificação Qualis, que é feita a cada quatro anos (quadriênio).
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1988, o Qualis Periódicos é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil. Esse instrumento é fundamental quando se trata da produção intelectual, já que classifica os periódicos científicos.
Para saber qual é a classificação de um periódico, é necessário acessar o portal WebQualis, na Plataforma Sucupira da Capes. Em seguida, clique no menu Consultar, localizado na parte superior esquerda da página, e depois selecione a opção Classificação.
Você consegue fazer essa pesquisa no site oficial do ISSN aqui. Basta inserir o código ISSN do que você deseja fazer a busca. Também é possível, nesse mesmo lugar, encontrar o ISSN de um título. Para testar, vamos usar como exemplo os anais do COBEQ 2016, que citamos acima (.
O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada.
Antes de mais nada, é preciso saber que a qualidade dos periódicos é classificada anualmente no Qualis da Capes em estratos: A1; A2; B2; B3; B4; B5; C. A grosso modo, pode-se dizer que um periódico A1 é uma revista “top”, enquanto um periódico C é um zero à esquerda.
O QUALIS consiste em um sistema de classificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação, sendo realizado pela CAPES. A classificação é dada em estratos, sendo eles A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5 e C - com peso zero.
Para entender melhor a classificação do Qualis, é só constatar os seguintes aspectos de cada indicativo:
Escolher a revista para publicar seu artigo pode até parecer uma tarefa fácil....Listamos aqui seis pontos importantes e que você deve ficar atento na hora de escolher:
Quanto custa publicar em acesso aberto?
Práticas que você deve adotar antes de tentar a publicação
10 dicas para escrever e publicar um artigo científico
“o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa.
Artigos acadêmicos ajudam no crescimento profissional Seja em uma pesquisa de campo ou não, a busca pelo material e o estudo do mesmo pode proporcionar um contato único e diferenciado com pessoas da sua área de atuação.
A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.
Além da importância na formação do estudante e no desenvolvimento de sua análise crítica, os trabalhos acadêmicos servem também para registrar pesquisas e disseminar o conhecimento produzido. Por isso, existem diferentes modelos de atividades, cada um com o seu formato e objetivo específicos.
Afinal, o que é mesmo um TCC? O Trabalho de Conclusão de Curso é um momento importante para a formação acadêmica e funciona como um meio para que os novos profissionais formados possam testar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O aluno escolhe um tema e o aprofunda com um estudo mais dedicado e refinado.
Os objetivos do trabalho para o ser humando vão além de um meio para ganhar dinheiro, são também uma forma de conquista de diginidade, bem como a valorização do ser, é também uma forma pela qual o homem é inserido na sociedade.
Ele funciona como um meio para que os novos profissionais testem, na prática, todo o conhecimento que foi absorvido ao longo do curso. ... O TCC permite que, de forma embasada, o estudante demonstre sua capacidade de realizar pesquisas, assim como conhecimentos acadêmicos que adquiriu na pós-graduação.
Cada tema estudado, no ensino superior no caso, serve para alguma coisa, tanto para dar uma base para outro conhecimento mais específico ou o próprio conhecimento que será aplicado pós graduação. Portanto, cada tema que é visto é muito importante, independente da área de estudo.
TCC é a sigla para “Trabalho de Conclusão de Curso”, que é um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e que serve como o instrumento de avaliação final de um curso superior. O trabalho tem como objetivo a iniciação e o envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.
O TCC é importante para a formação e iniciação na pesquisa científica nos cursos de graduação, pois garante a eficácia do aprendizado do aluno e com ele a faculdade é capaz de diagnosticar o aproveitamento do aluno unindo a prática e a teoria.
A Iniciação Científica também é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo, uma vez que ela incentiva o desenvolvimento da pesquisa no país e contribui para criar conhecimentos para uma série de setores.