Porque as fezes do bebê podem ficar escuras. Quando o bebê é recém-nascido é normal que suas primeiras fezes sejam pretas ou esverdeadas, e pegajosas, devido à presença de substâncias que foram se acumulando durante toda a gestação e que são eliminadas durante os primeiros dias.
As fezes escuras normalmente surgem quando existe sangue digerido na composição do cocô e, por isso, podem ser um importante sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestivo, especialmente no esôfago ou no estômago, provocado por úlceras ou varizes.
Fezes consideradas saudáveis são aquelas que têm a consistência mais pastosa e coloração amarronzada, com odor e aspecto habituais, oriundas de evacuação sem esforço e indolor, sem sangue, muco (substância semelhante a catarro) ou pus. Porém, existem diferenças no hábito intestinal entre as pessoas.
Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras.
Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).
Em caso de infecção intestinal bacteriana infantil, e em casos especiais, o tratamento pode também ser feito com antibióticos, sempre receitados pelo pediatra:
Quais chás tomar para resolver constipação?