O início desse desenvolvimento se dá quando a célula-ovo ou zigoto começa o processo de segmentação ou clivagem, que nada mais é que uma sequência de mitoses que realizam a multiplicação celular. As primeiras células resultantes dessas clivagens são chamadas de blastômeros. O conjunto de blastômeros formará uma mórula.
O vitelo é a substância nutritiva presente no ovo que ajuda no desenvolvimento inicial do embrião. O vitelo pode estar distribuído por todo o ovo, ou então concentrado em polos.
Essas divisões apresentam diferentes padrões, os quais se diferenciam, principalmente, de acordo com a distribuição do vitelo. Podemos dizer que, quanto menos vitelo um ovo (zigoto) tem, mais facilmente ocorre a divisão e vice-versa. A clivagem pode ser de dois tipos: holoblástica ou total e meroblástica ou parcial.
Resposta. Olá, a função do vitelo é de nutrição. Alguns animais possuem maior quantidade, depende do tempo em que eles passarão dentro do óvulo.
Significado de Vitelo substantivo masculino Novilho até um ano de idade; bezerro.
Resposta: a) Que substância, armazenada no citoplasma do óvulo, responde por esta diferença de tamanho? R: a diferença de tamanho verificada entre os ovos de mamíferos e de aves se dá por conta da quantidade de deutoplasma, também conhecido como vitelo, presente em meio ao citoplasma destas células reprodutivas.
Resposta. Porque as aves possuem gestação externa e nos ovulos das aves , há mais Vitelo , material que nutre o embrião . E nos mamiferos o vitelo e mais reduzido , pois nossa gestação e interna !
Os ovos megalécitos, também são conhecidos como ovos telolécitos completos e sofrem segmentação parcial e discoidal. b) A segmentação (ou clivagem) que eles sofrem ao iniciarem o desenvolvimento é uma segmentação parcial e discoidal.
O tipo de segmentação que o zigoto sofrerá está relacionado à quantidade de vitelo acumulada no óvulo. Quanto maior a quantidade de vitelo no óvulo, mais lenta será a segmentação do zigoto. Os tipos de segmentação embrionária são: segmentação holoblástica ou total, e segmentação meroblástica ou parcial.
O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos). O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo.