A Gravioleira ou Graviola (Annona muricata L.) é uma árvore de pequeno porte, com altura de 4 a 8 metros, de copa pequena, poucos ramos e folhagem compacta. Suas folhas são alternadas e suas flores são amareladas, em duas séries de três.
R$ 52,00
Com 5 centímetros de altura, elimine a planta menos vigorosa no desbaste. Em seis meses, com 25 centímetros de altura, leve as mudas para o plantio no local definitivo. PLANTIO Preferencialmente nos meses chuvosos, mas pode ser feito em qualquer época do ano, desde que seja irrigado periodicamente.
O plantio das sementes, despolpadas a partir de frutos maduros, pode ser feito o ano inteiro, mas, preferencialmente, nos meses chuvosos. A cova deve ter dimensões de m e a terra deve estar bem adubada com superfosfato, calcário e esterco, que pode ser de curral ou de aves.
A partir de agosto a árvore fica cheia de flores brancas que começam a cair, e delas se formam bolinhas verdes da onde nascem as pitangas que irão ficar maduras em média 60 dias após a floração. Da sua polpa se obtém geléias, vinhos, doces e licores.
Poda: A poda de manutenção da Pitanga é facilmente feita com uma tesoura, cortando-se os pequenos galhos que fujam do formato desejado para o bonsai. As podas drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Pitangueira também brota na madeira velha, suportando bem as podas feitas nesta região.
Para fortalecer seu pé de pitanga ou outra frutífera Uma recomendação extra: adube bem sua planta no inverno, faça uma poda de controle de ramos secos ou cheio de insetos e regue no período de floração inicio dos frutos. Bom cultivo, boa semana.
Para que a frutífera ganhe força, as adubações devem ser feitas quatro vezes ao ano, distribuindo bem sobre o solo 50 g da fórmula NPK (nitrogênio, fósforo e potássio). Também é recomendável a adição de dois quilos de adubo orgânico ao ano.
Regas - Para não errar, o melhor método é colocar o dedo no vaso e sentir se a terra está molhada. Caso ela esteja úmida, não há a necessidade de novas regas. Caso contrário, elas estão liberadas. Podas - ter uma planta frutífera em casa significa necessariamente trabalhar com poda.
CULTIVO. A romã gosta de sol, direto, solo fértil não tolera sombreamento ou encharcamento. Lembre-se de adubar no começo da primavera e do outono com a adubação para estimular a frutificação e no começo do verão, a adubação pós floração.