Para determinar o IU, somam-se os valores de %R das peneiras grossas (2,5 + 9,5)/10= 1,2; médias (20 + 38)/10 = 5,8 e finas (18,5 + 11,5 + 0)/10 = 3,0. Esses valores correspondem a 12%, 58% e 30% de partículas grossas, médias e finas, respectivamente.
Solos mal graduados - O termo mal graduado aplica-se a qualquer solo que não se enquadre como bem graduado, inclusive aos solos uniformes. Nos solos mal graduados faltam partículas com certas dimensões e suas curvas granulométricas apresentam trechos quase horizontais (curva C).
O Limite de liquidez marca a transição do estado semi-plástico ao estado plástico. È representado por LP, e expresso em porcentagem. O Limite de Plasticidade (LP) é um parâmetro necessário ao cálculo do Índice de Plasticidade dos solos.
A caracterização de solos consiste na descrição quantitativa das propriedades do solo, que são usadas para se determinar as relações de tensão, deformação e granulometria do solo, de forma que possa estabelecer e dimensionar com maior segurança, determinadas obras de engenharia, visando evitar desastres geotécnicos.
- Atributos e Horizontes Diagnósticos Denominam-se atributos adicionais ou complementares, as características ou propriedades dos solos que possam ser identificadas no campo ou inferidas de outras propriedades determinadas por análises de laboratórios.
Atributos do solo
Horizonte Diagnóstico Corresponde a uma seção do solo que apresenta determinados atributos para fins de classificação do solo. Eles não são sinônimos do horizonte pedogênico A (A1 e A2), uma vez que podem ser mais estreitos que o A1 ou incluir todo o A e parte(s) do B.
Perfil do solo pode ser resumido como um corte vertical num solo do qual ficará visível varias seções pertencentes à ele. Cada seção leva uma nomenclatura e caracterização, Sendo o mais comum os horizontes O,A,B,C.
o horizonte C, isto é, aquele formado pela intemperização da rocha-mãe; o horizonte B, que é a camada intermediária do solo, onde podem estar presentes materiais transportados de outros lugares; o horizonte A, onde ocorre a decomposição de organismos vivos e rico em matéria orgânica.
Nem sempre o solo tem horizonte B. Solos muito jovens não tem horizonte B, tendo somente o horizonte A sobre o horizonte C ou o horizonte A sobre a rocha (camada R). O horizonte C possui cores variadas, isso porque o material de origem, a rocha, possui essa coloração.
Rocha matriz ou rocha-mãe é a rocha que se desagrega para dar origem ao solo. Se a rocha mãe for o granito, o solo terá muitos fragmentos dos minerais que formam o granito, como o quartzo, o feldspato e a mica.
1º Etapa - A rocha mãe surge à superfície da Terra. ... 3º Etapa - Os restos de seres vivos colonizam a rocha juntamente com as partículas resultantes da fragmentação desta. Quando os seres vivos morrem, os fragmentos da rocha que se vão originando, acumulam-se formando um solo pouco espesso, o solo primitivo.
A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas. ... Acima de tudo, o solo é também um importante recurso natural.
Constituído essencialmente por matéria mineral e orgânica (fração sólida), água (fração líquida) e ar (fração gasosa) o solo é, por este motivo, considerado um sistema trifásico. ... A água e o ar do solo ocupam os espaços existentes entre as partículas terrosas e entre agregados de partículas.