A regra é a seguinte: Se houver fatores iguais no numerador e no denominador, esses fatores podem ser cortados. Lembre-se: a divisão entre eles vai dar 1, o que não influencia uma divisão ou multiplicação. Como esses fatores simplesmente somem, esse processo ficou conhecido como “cortar”.
As frações que possuem os denominadores diferentes devem ser resolvidas da seguinte forma: o primeiro passo é igualar os denominadores pelo processo do mmc (mínimo múltiplo comum), o segundo passo é dividir o novo denominador pelo antigo e o resultado multiplicar pelo numerador correspondente, o terceiro passo é ...
Para encontrar o denominador comum, você precisa encontrar o mínimo múltiplo comum dos dois números, ou seja, o menor número positivo que seja múltiplo dos dois números originais.
Agora se você quiser simplificar mais ainda o processo para encontrar o inverso de uma fração, há uma dica infalível: basta inverter a fração, trocando o denominador de lugar com o numerador! Por exemplo, o inverso de 2/5 é 5/2, o inverso de 7/3 é 3/7 e o inverso de 1/4 é 4/1, ou, simplesmente, 4.
O inverso de um número é a troca do numerador pelo denominador e vice-versa, desde que essa fração ou número seja diferente de zero. Em um número complexo acontece da mesma forma: um número complexo para ter seu inverso é preciso ser não nulo, por exemplo: ... Veja o cálculo do inverso do número complexo z = 1 – 4i.
Desse modo, podemos definir a potenciação de frações da seguinte maneira: Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.
Equação exponencial com fração Quando houver frações, basta pensar em qual potência aquele numerador pode ser trocado e o mesmo com o denominador. Depois, resolve-se normalmente. Caso a fração esteja na potência, aplica-se as propriedades de potenciação!
Resposta. Sempre que você se deparar com uma potencia com expoente negativo, basta apenas inverter a fração, retirar o sinal negativo do expoente e realizar a potência normalmente. Vai ficar assim: Basta agora distribuir o expoente.
Vejamos as propriedades que surgiram a partir do estudo dos números racionais e inteiros. ... Observe que quando a base é negativa e o expoente é um número par, o resultado é sempre positivo. Agora, quando a base é negativa e o expoente é um número ímpar, o resultado é sempre negativo.
Um número elevado a menos um é igual ao seu inverso. Para calcular potências temos de ter de conhecer as suas propriedades: ... Quando temos uma base elevada a um expoente par, qualquer que seja o número real (positivo ou negativo), elevado a esse expoente, o seu resultado será sempre um número positivo.
Sempre que o expoente for igual a 1, o resultado será igual à base. A base é um número qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 0. Sempre que o expoente for igual a zero, o seu resultado será igual a 1.
Todo numero elevado a 1=0.
Dessa forma, no caso da divisão, se tivermos bases iguais, manteremos a base subtraindo o expoente do dividendo ou numerador pelo expoente do divisor ou denominador. É a partir dessa última propriedade que se produz a consequência de que todo número elevado a zero é igual a 1.
Sabemos que todo número diferente de zero, elevado a zero, é igual a 1. A expressão matemática 00 é considerada como uma indeterminação em Matemática. ... Em cálculo, como é uma expressão muito usada, ela é considerada por convenção como sendo igual a 1.
É a partir dessa última propriedade que se produz a conseqüência de que todo número elevado a zero é igual a 1. Em divisão com potências, em que as bases são iguais, teremos a divisão de dois números iguais e um número dividido por ele mesmo resulta sempre na unidade.
Resposta. A resposta será 1.
Resposta. 9 Elevado a 1/2 é igual a 9 elevado a 0,5. Entao seria 9 x 4,5.
Resposta. Todo numero elevado a zero é igual a 1..
Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1. Sempre que uma potência tiver base igual a 10 seu resultado será igual a 1, seguido de tantos zeros quantos forem as unidades do expoentes.
1, por
Todo número elevado a 0 é 1, então 3 elevado a 0 é 1.
Resposta: 3 elevado a menos 1 equivale a 1/3 dito: Um terço. Espero ter ajudado.