Gauss observou que se somasse o primeiro número com o último, 1 + 100, obtinha 101. Se somasse o segundo com o penúltimo, 2 + 99, também obtinha 101. Somando o terceiro número com o antepenúltimo, 3 + 98, o resultado também era 101. ... E assim, ainda criança Gauss inventou a fórmula da soma de progressões aritméticas.
Se fizermos a mesma experiência junto ao espelho esférico convexo de Gauss, perceberemos que os raios refletidos são divergentes, ou seja, tomam direções diferentes, porém notamos que os seus prolongamentos passam por um mesmo ponto F. Damos o nome de foco principal a esse ponto F do espelho convexo de Gauss.
Os espelhos esféricos convexos são conhecidos por produzir imagens direitas e reduzidas. Dessa forma, seu campo visual é maior, podendo mostrar mais detalhes em sua imagem. Portanto, o espelho esférico convexo é o mais indicado para tal aplicação.
A imagem do espelho convexo é sempre formada por um objeto colocado na frente do espelho. A imagem formada será sempre virtual, menor e direita.
Espelho convexo é caracterizado como sendo um espelho esférico, e pode ser considerado para qualquer superfície externa na forma de uma calota esférica que seja capaz de refletir a luz incidente, ou seja, o espelho convexo é uma “fatia” de uma esfera, essa fatia é chamada de calota esférica, e por isso conhecido de ...
A maior parte destes usados para fins de segurança são os espelhos convexos, o que permite maior e melhor visualização dos objetos. Isso porque os raios absorvidos pelo objeto se divergem, prolongando assim a visão e fazendo com que seja possível enxergar ângulos que seriam inviáveis em um espelho plano.
b) A vantagem de usar esses espelhos é que eles ampliam o campo de visão. Nos espelhos convexos a parte capaz de refletir os raios de luz é a parte externa da calota esférica. Os raios luminosos que incidem no ponto focal em um espelho esférico são necessariamente refletidos paralelamente ao mesmo.
A maior diferença entre côncavo e convexo está em sua forma. ... Convexo descreve uma superfície que se curva para fora, ou é mais espessa no meio do que nas bordas. Espelho. Um espelho côncavo é um espelho esférico em que a superfície refletiva e o centro da curvatura estão do mesmo lado do espelho.
Quando se posiciona um objeto entre o vértice e o foco de um espelho côncavo, esse último produzirá uma imagem virtual do objeto, “atrás” da superfície do espelho. Os raios de luz refletidos são divergentes, portanto, seus prolongamentos cruzam-se, formando uma imagem ampliada do objeto.
Espelhos parabólicos são aqueles cuja superfície reflexiva é formada por um parabolóide de revolução. Tal formato tridimensional é o mesmo utilizado para fabricar antenas parabólicas.
O conto O espelho possui dois narradores. A narração é inicialmente em 3ª pessoa, descrevendo o espaço da narra- ção, ou seja, o espaço em que a história será contada. Nesse espaço da narração será contada uma história por um dos presentes. A partir desse instante, a narração passa a ser em 1ª pessoa e o espaço muda.
Os espelhos côncavos são utilizados na construção de alguns tipos de telescópios, projetores, refletores entre outros instrumentos ópticos. Outra aplicação comum, é nos consultórios odontológicos em que este tipo de espelho é utilizado para observar as características dos dentes.