Substantivo Sobrecomum: relacionado com pessoas, por exemplo, a palavra "anjo", utilizada para os dois gêneros: Mariana é um anjo de pessoa; Ricardo é um anjo que apareceu na minha vida. Substantivo Epiceno: relacionado com animais, é utilizado com os termos "macho" e "fêmea" para identificar: cobra macho; cobra fêmea.
O substantivo sobrecomum é um tipo de substantivo uniforme, ou seja, que apresenta somente um termo para os dois gêneros (masculino e feminino). Ele é utilizado para nomear pessoas, por exemplo, a palavra "criança", utilizada para os dois gêneros: a criança menino; a criança menina.
Explicação: Comum de dois gêneros: apenas o artigo muda. Sobrecomum: apenas um adjetivo determina o gênero do substantivo.
Chamamos de substantivo sobrecomum o substantivo que não admite contrastes de gênero, quer seja morfologicamente, quer seja sintaticamente, ainda que façam referência a pessoas de diferentes sexos.
so·bre·co·mum mum. Que tem um só género gramatical, mas cuja forma invariável pode designar um indivíduo do sexo masculino ou do sexo feminino (ex.: algoz e cônjuge são nomes sobrecomuns do género masculino; criança e vítima são nomes sobrecomuns do género feminino).
substantivo masculino O descendente masculino em relação aos seus pais: este é meu filho. ... [Figurado] Algo ou alguém que tem sua origem ou resulta da junção de certas forças ou influências: filho da tragédia; filho do talento.
fi·lho
9. Filhas. Feminino e plural de filho. Cada um dos descendentes em relação aos seus genitores.
A Perícope da Adúltera (em latim: Pericope Adulterae) é um episódio bíblico que se encontra no Evangelho de João (João 7:53 até João 8:1-11). Trata-se de uma perícope muito conhecida e polêmica a respeito de uma mulher que seria julgada por ter sido surpreendida em ato de adultério.