A auditoria pública é uma ferramenta de gestão que serve de apoio à gestão das políticas públicas, fornecendo aos gestores importantes informações para o aprimoramento do gasto público, a melhoria de processos, a detecção de falhas/erros de execução.
É correto afirmar que, no Setor Público, a auditoria é: o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública pelos processos e resultados gerenciais e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação de uma situação encontrada com determinado critério técnico, ...
É correto afirmar, em relação à auditoria operacional, que: a) as dimensões de análise da auditoria operacional (eficiência, eficácia e economicidade) devem ser necessariamente analisadas em conjunto, para que se possa dizer que a auditoria foi adequadamente realizada.
Achado de auditoria é qualquer fato significativo, digno de relato pelo auditor, constituído de quatro atributos essenciais: situação encontrada (ou condição), critério, causa e efeito. Decorre da comparação da situação encontrada com o critério e deve ser devidamente comprovado por evidências.
No entanto, há duas classes fundamentais de Auditoria, quanto ao processo indagativo: - Auditoria geral, sintética ou de balanço; - Auditoria detalhada ou analítica. A Auditoria geral também conhecida como Auditoria sintética ou Auditoria de balanço, pois se situa na análise das peças dos balanços e de suas conexões.
Classificação da auditoria quanto ao tipo Um processo de auditoria, quanto aos tipos, pode ser classificado em duas categorias: auditoria contábil e auditoria operacional.
Tipos de Auditoria Basicamente as auditorias podem ser divididas em duas formas, de acordo com sua execução: Externas: são aquelas executadas por outras organizações, tais como clientes ou empresas especializadas; Internas: são aquelas executadas pela própria organização.
Uma auditoria da qualidade é uma ava- liação planejada, programada e documenta- da, executada por pessoal independente da área auditada, a fim de verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado, através da constatação de evidências objetivas e da iden- tificação de não-conformidades, servindo como mecanismo de ...
Portanto, além de analisar se as normas e especificações internas da instituição estão sendo cumpridas, a auditoria também é responsável por avaliar se é necessário a implantação de novos procedimentos e normas para que a empresa se torne ainda mais ágil e eficiente. ...
Tarefa:
Como fazer auditoria financeira em minha empresa?