Entende-se que Zona de livre comércio é um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes.
O livre-comércio é um dos estágios de integração econômica (Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum). ... Tratados de livre-comércio foram criados desde a Segunda Guerra Mundial e seu ápice foi na década de 1990, com o surgimento de diversos grupos de integração econômica.
Mercado comum – proporciona ainda a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. ... União econômica e monetária – evolução do mercado comum. Os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única. É o atual estágio da União Europeia.
Já o livre-comércio, proporciona relação apenas entre os países signatários do tratado e respeita as políticas tarifáveis de cada país. De acordo com o GATT, para que um acordo seja considerado uma zona de livre-comércio é necessário que os bens comercializados entre os membros do grupo sejam superiores a 80%.
Como a maior parte dos blocos econômicos, o Mercosul nasceu com o objetivo de promover a integração econômica entre os países membros, afim de fortalecer e ampliar as trocas comerciais por meio da constituição de um mercado comum.
O tratado de formação do bloco relata que o objetivo do Mercosul é promover o livre comercio entre os países-membros, além de um movimento fluido de bens, pessoas e moedas. No entanto, atualmente o Mercosul limita-se a ser uma união aduaneira.
A principal característica do Mercosul é a adoção da Tarifa Externa Comum, o que faz com que esse bloco seja chamado de União Aduaneira. Essa tarifa só é totalmente adotada pelos membros permanentes do bloco e é um dos fatores que tornam o Mercosul um bloco importante para a região da América do Sul.
Um mercado comum é a união aduaneira com políticas comuns de regulamentação de produtos e com liberdade de circulação de todos os três fatores de produção (pessoas, serviços e capitais).
O que é Mercosul: Mercosul é a abreviação de Mercado Comum do Sul, um bloco econômico sul-americano formado oficialmente pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano criado em 1991. São membros fundadores do bloco Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Esse bloco conta também com países associados, que são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
Os blocos econômicos podem ser dos seguintes tipos:
Os países membros do Mercosul atualmente são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Atualmente, a Apec conta com 21 países-membros, a saber: Austrália, Brunei, Canadá, Cingapura, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Rússia, Tailândia, Taiwan e Vietnã.
O Nafta é um bloco econômico surgido em 1994 que envolve os três países da América do Norte – Estados Unidos, Canadá e México – em uma zona de livre comércio, com circulação de mercadorias facilitada, mas sem outras características que se fazem presentes em outros blocos econômicos, tais como a Tarifa Externa Comum ...
Inglês: País: Nota explicativa: É um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos da América, numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países.
Verificado por especialistas O Nafta(Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), abrange 3 países sendo eles: EUA, Canadá e México. As vantagens encontradas nesse bloco econômico são grandes, pois permite o livre comércio entre os países, uma baixa tarifa alfandegária, enfim, os países estão ajudando uns aos outros.
O presidente americano Donald Trump assinou nessa quarta-feira (29) o acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, a sigla em em inglês), que substitui o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). ... O novo pacto USMCA deve entrar em vigor em meados de 2020.
Características Nafta
O PIB norte-americano é superior ao do México cerca de 17 vezes. O México ingressou no Nafta a partir de uma manobra dos Estados Unidos e do Canadá, que tinham o objetivo de instalar suas empresas em território mexicano e usufruir de benefícios fiscais, mão de obra barata, matéria-prima, etc.
Quais os fatores benéficos para o México ao integrar o Nafta? A participação do México no Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) é de suma importância para o fortalecimento da sua economia, pois o país recebe filial de empresas transnacionais dos Estados Unidos e Canadá.
O NAFTA (North American Free Trade Agreement - Acordo de livre-comércio da América do Norte) é um acordo entre Estados Unidos, Canadá e México, assinado em 1994, que tem como intenção a redução das barreiras econômicas e alfandegárias entre esses países.
Resposta. O México ingressou no Nafta a partir de uma manobra dos Estados Unidos e do Canadá, que tinham o objetivo de instalar suas empresas em território mexicano e usufruir de benefícios fiscais, mão de obra barata, matéria-prima, etc.