Motivação é sinônimo de vontade, vontade de fazer o que se quer. ... Por isso, não adianta ter somente um chefe motivado, as pessoas devem estar preparadas para receber a motivação. Não podemos desejar motivar pessoas com frases de efeito e sim ajudar a descobrir o problema, a causa da desmotivação”.
Como o nome já evidencia, trata-se de um processo cíclico, no qual cada fase leva, inevitavelmente, ao ponto em que tudo começou, o equilíbrio. Sendo assim, o ciclo motivacional se divide em: Equilíbrio → Estímulo/Incentivo → Necessidade → Tensão → Ação/Comportamento → Satisfação → Equilíbrio.
Pessoas que se motivam por reconhecimento gostam de receber elogio, se sentem únicas diante do professor ou de um chefe, e se dedicam muito para se sentirem assim e para serem reconhecidas.
Aqui estão algumas dicas para ficar motivado e no manter-se no caminho certo para alcançar seus objetivos:
Clique aqui e faça o teste elaborado por Ferraz para descobrir o peso que cada motivador exerce na sua carreira.
Por um simples motivo: saber exatamente o que você quer, o que você deseja, quais são os seus sonhos e planos é o que irá torná-lo diferente das outras pessoas. Com isso, fazer com que você se destaque na sua profissão. No trabalho que desenvolvo como coach, as perguntas quase nunca são as mesmas.
Características de uma empresa boa para trabalhar
4 boas dicas para lidar com um trabalho ruim
A psicoterapia pode ser uma grande aliada para quem está passando por crises no trabalho e foca bastante no autoconhecimento para identificar pontos de estresse. Para isso, é necessário considerar 3 fatores, que se inter-relacionam, para avaliar a relação de uma pessoa com o seu trabalho, explica Adriana Bolis.
Sensação de baixa energia, tensão, desmotivação, ansiedade e depressão são alguns exemplos de sintomas, além de literalmente adoecer, sentir dores de cabeça, nas costas, lombar, gastrite até progredirem para quadros mais graves.
“Ter um chefe chato vai te deixar mais maduro e vai te ensinar mais sobre as pessoas”. Para Irene, a melhor maneira para diminuir os surtos do seu chefe é nunca gritar. “Não se afete. Enquanto essa pessoa estiver falando alto, fale baixo e calmo.
Para Eliane, a atitude mais correta quando ocorre uma bronca é ouvir, se desculpar e procurar uma solução. Já o consultor de carreiras da AFJ Consultoria, Arlindo Felipe Júnior, descorda que o profissional tem de se desculpar. “Quando você se desculpa é porque você está levando a bronca para o lado pessoal.
É preciso impor uma distância segura. Demonstre que você valoriza a proximidade entre seu chefe e você, mas que conhece os limites da relação. Faça seu trabalho com seriedade, mantendo uma postura profissional e evite tirar proveito das circunstâncias, pois isso pode te comprometer.