Seu funcionamento é bem simples: através de duas pontas de medição, o aparelho aplica uma tensão a uma resistência. O resultado da corrente elétrica que passou por meio da resistência é medida por um galvanômetro.
O ohmímetro é um instrumento que permite medir a resistência eléctrica de um elemento.
Metodologia
A resistência dos resistores pode ser medida no multímetro, movendo o seletor para a seção “Ω”. O multímetro permite medir resistências desde alguns ohms até no máximo 2 mega ohms (2 milhões de ohms). As 5 posições do seletor são suficientes para medir com uma precisão razoável a maior parte dos resistores mais comuns.
Para medir um resistor é bem simples, sendo necessário selecionar a faixa do multímetro que mede resistência e colocar as pontas de prova nos terminais do resistor. Se o valor do resistor for mais alto que a escala selecionada, irá aparecer no visor do multímetro o numero 1, representando infinito.
De acordo com a equação acima podemos perceber que a resistência (R) de um fio é proporcional ao seu comprimento (L) e inversamente proporcional à área (A) de sua seção reta. A constante de proporcionalidade ρ depende do material de que é feito o fio e é chamada de resistividade do material.
A área de uma circunferência, por sua vez, é proporcional ao quadrado do raio (A α r²), portanto, se o segundo fio tem diâmetro quatro vezes maior, seu raio será quatro vezes maior, e sua área transversal, 16 vezes maior.
O primeiro passo para determinar qual cabo deverá ser utilizado é somar todas as potências na instalação, como das lâmpadas e dos possíveis equipamentos que serão usados, essa potência total que vai determinar sobre o valor da tensão de sua instalação que vai determinar a corrente total do circuito.
A área de aço de um ferro de 12,5 mm é de aproximadamente 1,23 cm² (equivalente à área de um círculo de diâmetro 12,5 mm) por barra. O número mínimo de barras de 12,5 mm seria obtido fazendo-se 3,3/1,23 = 2,68 barras.
A NR 18 item 18.
Como calcular a tensão de um cabo de aço