Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los.
Geralmente, são 4 os dentes do siso, mas nem todas as pessoas os têm. Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente são extraídos, para que não perturbem o alinhamento do restante dos dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca.
Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas.
Verdade. Se não houver espaço suficiente na boca, o dente do siso pode acabar empurrando os outros, e consequentemente, atrapalhando o alinhamento dos dentes vizinhos. Caso a pessoa use aparelho ortodôntico, a erupção do dente também pode prejudicar o sucesso do tratamento.
Alguns alertas de que ele está inflamado são dor de dente aguda ou com sensação latejante, dor na área próxima à mandíbula, dor de cabeça e vermelhidão no local de nascimento do siso.
1. Algumas pessoas nascem sem o dente do siso → Verdade. De fato, há quem não desenvolva os terceiros molares. Isso ocorre porque alguns indivíduos nascem sem o germe (base) que dá origem a esse dente.
O dente do siso que ainda não nasceu é chamado também de dentes incluso e ele pode causar além de cistos e tumores, desalinhar os dentes já nascidos e algumas infecções severas. Essa é a complicação mais preocupante em relação aos sisos que ainda não nasceram, Ele pode atrapalhar os outros dentes!
Há pessoas que podem não apresentar algum deles ou todos. Em alguns casos, o dente até pode estar ali – mas a erupção não ocorre. Mas, na maioria das vezes, surgem os quatro sisos mesmo: dois superiores e dois inferiores.