Cada livro possui uma letra de acordo com a natureza do registro, sendo: A para nascimento, B casamento, B-Aux (auxiliar) para casamento religioso com efeitos civis, C para registros de óbitos, E para outros registros. A primeira via da certidão deverá ser expedida com essas informações constando o assentamento.
Na Certidão de Casamento o numero do registro está nela própria, é só ler a certidão: "Sob numero TAL, no livro X, folhas Y" e blá blá blá. O numero tal é o numero de registro.
Através do Portal Oficial (www.registrocivil.org.br) é possível localizar registros civis e solicitar certidões em formato físico ou eletrônico de qualquer cartório do Estado.
Trata-se do e-Proclamas, um jornal eletrônico disponibilizado através do endereço www.proclamas.org.br, que é atualizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP).
Basta você ir ao cartório onde o documento estiver registrado. Se for longe, alguns estados estão com cartórios interligados e você pode pedir em um e retirar o documento em um outro. Se não for o caso da sua região e não estiver na mesma cidade, tenho uma boa notícia.
Você pode solicitar as certidões junto ao Registro Civil da cidade em que a pessoa nasceu (ou se casou ou faleceu). Via de regra, os Registros Civis alemães mantêm registros das pessoas naturais desde o ano de 1890, aproximadamente, e poderão emitir uma segunda via da certidão desejada.
A grande dificuldade não é em obter o documento italiano mas sim em conseguir os dados precisos do antepassado. Com os dados exatos e corretos é possível solicitar através de carta ou e-mail a certidão italiana ao comune de nascimento do imigrante italiano ou mesmo à paróquia da cidade onde ele nasceu.
Qual é o preço para pesquisa, emissão e envio da certidão de nascimento/batismo do antenato italiano? O valor pode variar de acordo com a dificuldade de encontrar essa certidão. Preço médio: R$1.
Para solicitar a emissão da 2ª via, será necessário informar nome completo, data de nascimento, comune italiano (cidade), e filiação. Contrate nosso Serviço de Pesquisa caso não tenha todos os dados. Registros realizados depois de 1871. Prazo de envio até 180 dias.
Na Itália, a maioria dos registros é criada localmente, por isso é importante descobrir onde seus antepassados viveram. Os melhores recursos para descobrir seu legado italiano são os registros civis e os registros paroquiais católicos da cidade natal de seus antepassados.
Confira algumas:
Sites para encontrar documentos e registros de descendência europeia
O primeiro passo é acessar o link do Mapa dos Sobrenomes – Mappe dei Cognomi, em italiano. Para visualizar a distribuição do seu sobrenome nas regiões da Itália, basta inserir o sobrenome que você quer pesquisar no campo disponível e clicar em pesquisar – ricerca, que o mapa vai se abrir.