As operações inversas da potenciação são: a radiciação e a logaritmação. Por definição, a operação inversa à potenciação consiste em: dada a potência e um dos dados, a base ou o expoente deve determinar o outro. Então: Dadas a potência e o expoente, se queremos a base devemos usar a RADICIAÇÃO.
O contrário de potência é: 1. preguiça, fraqueza.
Plano de Aula - 8º ano - Matemática - Radiciação como Operação Inversa da Potenciação.
Radiciação é uma operação matemática sendo a inversa da potenciação.
Resposta. R= A OPERAÇÃO INVERSA DA RADIAÇÃO É A POTENCIAÇÃO.
Divisão - O inverso da multiplicação.
Se a gente tiver uma raiz de algum número real que está elevado a (b), nós podemos representar com expoentes fracionários. O expoente do (a) que vai ser a base é o (b), ele vai ser numerador, já o indíce da raiz é o (n) que vai funcionar como denominador.
Como se determina a lei de formação da função inversa? Para encontrar a lei de formação da função inversa, precisamos inverter as incógnitas, ou seja, trocar x por y e y por x, e posteriormente isolar a incógnita y. Para isso, é importante que a função seja inversível, ou seja, bijetora.
Técnica para inverter funções da forma f(x) = ax^2 + bx + c. Primeiramente para uma função f admitir a função f^(-1) como sua função inversa é necessário que a função f: A rarr B seja bijetora. Se for bijetora (injetora + sobrejetora), admite a inversa f^(-1):B rarr A; de tal modo que se f(x) = y, então f^(-1)(y) = x.
Uma função f é 1-1 se nenhuma reta horizontal encontra o seu gráfico mais do que uma vez. Seja a função f(x) = x2 cujo domínio é o conjunto de todos os números reais. Note que f(-1) = f(1), isto é, 1 e -1 têm a mesma imagem; a função não é 1-1.