Resumo. O conjunto de reuniões, chamadas de "Conferência de Yalta", ocorreram entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 1945. Representou o momento em que as potências aliadas se uniram. ... O objetivo da Conferência de Yalta esteve baseado nas discussões sobre o fim da segunda guerra mundial (período do pós-guerra).
A Conferência de Yalta, ou ainda Conferência da Crimeia, foi o encontro entre diversas nações em 1945. O objetivo era discutir os caminhos a serem seguidos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Dentre os demais objetivos, a conferência determinaria a divisão de territórios europeus antes ocupados pelos alemães.
O intuito central da Conferência de Potsdam era definir o valor que a Alemanha pagaria pelos atos realizados durante a Segunda Guerra Mundial (Nazismo) e estabelecer a divisão do país. ... Os representantes de cada país eram: o estadunidense Harry S. Truman, o russo Josef Stalin e o britânico Clement Attlee.
O Acordo de Potsdam, que estabelecia a divisão da Alemanha e da Áustria em zonas de ocupação, como anteriormente decidido na Conferência de Ialta, e a similar divisão de Berlim e Viena em quatro zonas (americana, britânica, francesa e soviética).
A partir de 17 de julho de 1945, os EUA, o Reino Unido e a União Soviética passaram a estabelecer as diretrizes político-econômicas para a Alemanha no pós-Guerra. A seguir, enviaram ultimato ao Japão, exigindo rendição.
Na Conferência de São Francisco foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), instituição de caráter internacional que tem por princípio zelar pela paz entre os povos, além de preocupação com as questões financeiras, políticas, sociais e culturais, tentando constantemente harmonizar as relações entre os povos.
História Geral. A Conferência de Teerã e a Conferência de Potsdam foram alguns dos acordos realizados tendo em vista o fim da Segunda Guerra. Após a rendição do Japão, ocorrida em 2 de setembro de 1945, os Aliados mobilizaram forças para a realização dos acordos políticos que dariam fim à Segunda Guerra Mundial.
Tratado de Versalhes
Resposta. Acordos de paz no pós-guerra Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Capitulação da Alemanha (1945) Tratado de Versalhes (1919) Conferência de Teerã (1945) Conferência de Yalta (1945) Conferência de Potsdam (1945) Países bálticos Bloco capitalista Bloco socialista Guerra Fria Capitalista Socialista.
Em 1919 ocorre a Conferência de Paris, é imposto o Tratado de Versalhes à Alemanha e é realizado o Tratado de Neuilly com a Bulgária. Em 1920 ocorre o Tratado Trianon e Sèvres respectivamente com a Hungria e Turquia. Em 1923 tem acontece Tratado de Lausanne novamente com a Turquia.
Do tratado de Brest-Litovsk, assinado antes do fim da guerra entre os bolcheviques e os impérios centrais, ao de Lausanne (julho de 1923) com a Turquia, as potências beligerantes firmaram entre elas pelo menos 16 tratados de paz.
O Tratado de Neuilly, assinado em 27 de novembro de 1919 entre os Aliados e a Bulgária, transformou as fronteiras do país, que entrou na guerra em 1915 em apoio à Alemanha. ... O Tratado de Trianon, de 4 de junho de 1920, tomou da Hungria, separada da Áustria desde 31 de outubro de 1918, dois terços de seu território.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919 e ficou conhecido por ser o principal dos tratados de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial.
As nações aliadas que saíram vitoriosas durante a Segunda Guerra Mundial impuseram, conforme o Tratado de Versalhes (1919), duras imposições aos países derrotados, ou seja, decidiram a partir de seus próprios interesses os rumos que a política mundial iria seguir.
A chamada "paz dos vencedores" foi o conjunto de condições em que a paz foi assinada ao final da Primeira Guerra Mundial, favorecendo a França e a Inglaterra. ... Isto fortaleceu o sentimento de revanchismo entre os alemães, sendo uma das causas da Segunda Guerra.
Mas este não era o objetivo dos demais países da Entente, principalmente a Inglaterra e a França. ... Inglaterra e França não aceitaram os termos propostos pelo presidente dos EUA para a paz, exigindo que a Alemanha indenizasse os demais países pelos danos causados.
Resposta. Consistia em um acordo de liberdade para não houvesse guerra no paíse e processe a paz a todos.
Resposta. Resposta: O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Alemanha o classificou como diktat (imposição).