E se nunca mais houver a presença do petisco após a palavra “petisco”, então a resposta condicionada deixará de existir. Quando o estímulo condicionado (palavra “petisco”) deixa de eliciar a salivação (resposta condicionada), a palavra “petisco” volta a ser um estímulo neutro. Esse processo é chamado de extinção.
No condicionamento clássico, o estímulo incondicionado (EI) é aquele que incondicionalmente, provoca uma resposta natural e automática. Por exemplo, quando você cheira um de seus alimentos favoritos, você pode imediatamente sentir muita fome e salivar. Neste exemplo, o cheiro da comida é o estímulo não condicionado.
O cheiro de comida é um estímulo incondicionado, a sensação de fome em resposta ao cheiro é uma resposta incondicionada, e um som de um apito é o estímulo condicionado. ... Se o cheiro da comida é o estímulo não condicionado, a sensação de fome em resposta ao cheiro da comida é a resposta não condicionada.
Na psicologia, estímulo é um padrão de energia (como a luz ou o som) que é registrado pelos órgãos dos sentidos. Em behaviorismo e condicionamento clássico, o estímulo constitui a base do comportamento e este constitui na percepção.
Os quimiorreceptores são células sensoriais capazes de captar informações a respeito de substâncias químicas que estão presentes no meio, como no ar. Baseando-se nisso, marque a alternativa que indica quais sentidos possuem quimiorreceptores ajudando na compreensão de um estímulo. Paladar e visão. ... Paladar e olfato.
É a área de um sistema sensorial em que a presença de um estímulo causa a ativação de um determinado receptor e a transdução do estímulo por ele. Cada receptor tem seu campo receptivo – porém o tamanho de cada campo receptivo varia.
Os sentidos somáticos são mecanismos nervosos que coletam informações sensoriais, a partir da estimulação de receptores especiais espalhados por todo o corpo do organismo.
O sistema somatossensorial ou sensorial somático é um sistema complexo de neurônios sensoriais e vias neurais que responde a mudanças na superfície ou dentro do corpo, parte do sistema nervoso sensorial.