A CLT foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.
- criação do salário mínimo e da carteira de trabalho; - jornada diária de 8 h; - direito a férias anuais remuneradas; ... A Constituição de 1988 criou uma lei que garante quatro meses de licença-maternidade, cinco dias de licença-paternidade, jornada de trabalho semanal de 44 h e hora extra de, no mínimo, 50%.
Em síntese, o mercado de trabalho brasileiro, no seu posto mais avançado, caracterizava-se, no período pré-1930, pela extrema flexibilidade da mão-de-obra, ausência de obrigações contratuais por parte dos empregadores e por uma elasticidade da oferta impressionante.
A vida dos trabalhadores ingleses nas fábricas durante o período inicial da Revolução Industrial era vivida em condições precárias. Longas jornadas de trabalho em ambientes inóspitos, com salários baixos e funções que exigiam posturas desconfortáveis e perigosas.
Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.
Fale sobre o trabalho e a classe operária brasileira em diferentes contextos históricos. No início do século XX, a economia brasileira vivia uma situação de caráter transitório. ... O trabalho é interrompido pelo almoço, que dura uma hora e meia, e pelo café, para o qual os operários têm direito a um quarto de hora.
As condições de vida dos trabalhadores eram precárias, pois trabalhavam por até 16 horas e seus salários eram baixos, não havia condições de higiene e de segurança nos ambientes. E se tornava comum acidentes de trabalho e as doenças.
Esses imigrantes eram prioritariamente italianos, alemães, japoneses, poloneses, entre outros. Os imigrantes, engrossando as fileiras de trabalho das primeiras indústrias brasileiras, no início do século XX, trouxeram da Europa as ideias e teorias em voga entre a classe trabalhadora europeia.
Resposta: O novo perfil do trabalhador é focado em recompensas e equilíbrio com a vida pessoal. Explicação: Ao longo dos séculos XIX e XX, várias mudanças econômicas e sociais ocorreram no Brasil, bem como as transformações realizadas ao longo da História do Direito.