Assim, a viscosidade é inversamente proporcional à fluidez de um óleo. Portanto, para lubrificantes, se fala em viscosidade cinemática. ... Nesses padrões, as temperaturas são controladas, uma vez que a viscosidade varia em função da temperatura (em geral, quanto mais quente, mais fluido).
Enquanto a nomenclatura SAE se refere aos lubrificantes automotivos, a Norma ISO define a viscosidade para os lubrificantes industriais. A classificação conta com a sigla Vg, de Viscosity grade ou grau de viscosidade, além de um número, que varia de 2 a 1500 centistokes (cSt) e representa a média de viscosidade a 40ºC.
Lubrificar – Lubrificar é a principal função dos lubrificantes e consiste em reduzir o atrito e o desgaste entre as superfícies em movimento relativo, separando-as por interposição de uma película lubrificante. ... Um bom lubrificante de motor deve manter as superfícies metálicas livres de depósitos.
Estabelecida pela SAE - Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, os óleos lubrificantes são classificados em relação a sua viscosidade. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante. ... Óleos monoviscosos: SAE 20, 30, 40, 50, 60; Óleos multiviscosos: SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
A classificação SAE (Society of Automotive Engineers – EUA |Sociedade de Engenheiros Automotivos – BR) é um sistema de identificação de 4 ou 5 dígitos baseada na composição química do aço, como um código que atesta quais elementos estão presentes na liga.
Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias: Óleo de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60; Óleo de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W; Óleo multiviscoso (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
Os óleos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal, derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos), podendo ainda ser constituído pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).
Quanto maior o número, mais alta a viscosidade. Por exemplo, um óleo SAE 40 é mais viscoso que um SAE 30. ... Um lubrificante 5W30, por exemplo, tem viscosidade SAE 5W em baixas temperaturas e SAE 30 em temperatura de trabalho.
“Todo produto possui números junto à letra W, que vem da palavra winter. Na sigla 5W-40, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso, enquanto o segundo número aponta a viscosidade do óleo a 100°C, quando o veículo já está em movimento.
O segundo número é a viscosidade do óleo com o motor quente. A primeira letra “S” depois do API significa que é um óleo para carros com motores a gasolina, álcool ou GNV (gás natural veicular), já a segunda letra é a qualidade do óleo sendo que o N é o de melhor qualidade.
Os motores a combustão interna que utilizam velas para gerar a combustão (nossos carros normais) devem ser lubrificados pelos óleos API “S”. ... Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SL, SJ, SH, SG etc. O “S” significa Service Station, e a outra letra define o desempenho.
Quanto maior for a numeração na embalagem, maior a viscosidade do óleo. ... O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente. Entretanto, ambos apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.
Por exemplo: misturar um 5W40, que é mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que é menos fluido na mesma condição, tornará a mistura menos fluida, o que pode significar perda de eficiência, aumento de consumo de combustível e desgaste de motor, motor de partida e bateria”, diz Polati.
Tem um grau de viscosidade quente de 40oF, o que significa que é tão viscoso quanto 10w40 em altas temperaturas, mas menos viscoso do que óleos como 15w50.
Nos motores novos, com todos os componentes móveis ajustados, a queima de óleo é mínima e mal chega a um litro a cada 5 mil quilômetros. ... Neste caso, o motor que usa o óleo, por exemplo, 10W30, poderia passar para um 15W40, podendo-se assim reduzir a frequência de se completá-lo no cárter.
Tomando como exemplo um óleo SAE 15W 40 podemos dizer que: 15 – Significa que a viscosidade é de 15m²/s a uma temperatura de 0 ºC no momento em que se dá a partida no motor[CL2] . 40 - Significa que a viscosidade é de 40m²/s a uma temperatura de 100 ºC, quando o motor já está em funcionamento.