Queijos com mofo branco: queijos como brie e camembert devem ser cobertos pelo papel original no qual são comercializados, pois trata-se de uma embalagem especial com micro perfurações que ajuda a preservar as características originais do queijo.
“Quanto mais fresco o queijo maior será a sua umidade. O queijo frescal, por exemplo, deve ser guardado na geladeira dentro de uma vasilha. E mesmo os queijos mais secos devem ser guardados envoltos em plásticos e dentro de vasilhas na geladeira”, destaca.
Isso também ajuda na conservação. Para guardar, basta envolver em papel filme. Alguns podem ser mantidos fora da geladeira, outros são necessários a refrigeração. Se forem fatiados, recomenda-se envolver em papel filme; se em pedaços, devem ser tampados.
Uma alternativa para armazenar bem estes queijos na geladeira sem perda de sabor e textura é embrulhar os pedaços em um papel toalha absorvente e depois passar um filme plástico que fique bem aderido ao produto. Coloque dentro de um recipiente com tampa e poderá tranquilamente consumi-lo pelos próximos 2 ou 3 meses.
5 dias
Seguindo as dicas que o TudoGostoso vai dar, não tem erro: seu queijo minas vai durar mais tempo.
O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos. Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo.
5. Queijos duros e maturados, como Parmesão, Reino e Provolone precisam ser mantidos em local fresco e arejado durante o prazo de validade. Se o ambiente for muito quente ou se você quiser uma conservação mais longa, mantenha-os na geladeira. Após consumir, envolva em papel filme.
O grana padano e o gruyere, precisam ser armazenados em contato com ar e por isso são entregues em caixas de papelão, onde devem ser mantidos até o momento do corte. Queijos e mofo azul como o gorgonzola, após abertos, devem ser envoltos em papel manteiga ou alumínio e retorná-los a geladeira.
O correto é envolver o queijo já aberto com papel alumínio e depois cobrir com um filme plástico e levar ao congelador. Para descongelar, basta deixar na geladeira até que o produto volte à consistência natural. Deixe no congelador por no máximo um ano.
Caso esteja levando muitos queijos, embrulhe um a um em um papel de pão e, em seguida, coloque-os dentro das sacolinhas plásticas. Bem fechadas – e, de preferência, no compartimento de roupas sujas ou menos importantes –, para evitar acidentes. Já na bolsa térmica é possível que o queijo resista a mais tempo de viagem.
* Líquidos somente podem ser transportados na bagagem de mão em embalagens individuais de até 100 ml....O que é proibido e permitido ser levado na mala numa viagem de avião?
Siga as seguintes recomendações para empacotar a sua comida para envio nacional ou internacional por correio: Envolva os itens em folha de alumínio (principalmente se envia queijo, pão de mel, bolos, etc.) e coloque a comida numa caixa ou saco de plástico. Coloque uma bolsa de frio debaixo da caixa, caso necessário.
A melhor maneira de conservar o queijo artesanal é mantê-lo em local fresco, protegido da luz direta e que seja arejado. Evite local que tenha variação de temperatura. Cuide para que a umidade não seja excessiva e nem muito baixa. Deste modo, evitará que apareçam mofos ou que o queijo resseque em demasia.