Todo roteador possui no mínimo três entradas. A primeira é a "Power", onde deve ser plugado o cabo de alimentação de energia, que, por sua vez, deve ser ligado a uma tomada. Depois de ligar o cabo de força do roteador, é necessário que o cabo DSL ou WAN (dependendo do modelo) seja também plugado no aparelho.
Vai ser preciso colocar o roteador wi-fi da Oi em um local relativamente alto para que o sinal seja bem espalhado. O modem vai ter um dos seus cabos conectado nele e o outro no computador; por sua vez, o roteador vai ser posto na tomada e um dos seus cabos conectado ao modem.
Se optar por adicionar um terceiro roteador (Roteador 3), conecte a ponta de um cabo ethernet na sua porta "WAN" e a outra na porta "LAN" do Roteador 1 ou 2. Em seguida, habilite o servidor DHCP do Roteador 2 e atribua uma subrede diferente ao resto da sua rede.
8 dicas para melhorar o sinal do Wi-Fi em casa
copel, curiosidades, em alta velocidade Como melhorar sua conexão wi-fi no celular
Como aumentar a velocidade da Internet no Windows 10
Paredes, portas, vidros, espelhos e até mesmo a umidade do ar podem afetar o sinal Wi-Fi, em aparelhos que trabalham com a frequência na faixa de 5 GHz, a perda de sinal fica mais perceptível. A distância também influencia no sinal. Quanto mais distante o host do ponto de acesso, mais fraco fica o sinal.
Não são só as paredes de casa que interferem na distribuição do sinal. O posicionamento vertical dele também importa, porque se o aparelho estiver no chão, seus outros dispositivos terão mais dificuldade em conectar à internet. O ideal é colocar o roteador em um lugar alto – até no teto, se possível.
O local ideal para posicionar um roteador O sinal é propagado pelas antenas em todas as direções e, quanto mais ao centro, na planta da casa, a área de cobertura (informada pelo fabricante) será melhor aproveitada. “O recomendado é que o roteador seja sempre posicionado no centro dos ambientes”, explica Teixeira.
Normalmente, o melhor jeito de posicionar a antena externa é deixando-a reta para cima, o que fará com que o sinal se espalhe de forma horizontal. Mas se o objetivo é fazer com que o Wi-Fi chegue em diferentes andares, o ideal é deixar a antena deitada – assim, as ondas serão disseminadas verticalmente.