Existem três grandes tipos de melancias:
No cultivo sob temperaturas amenas (inverno) no Submédio do Vale do São Francisco (19,1°C a 30,3°C), as cultivares de melancia Frevo (45,7t/ha), Red Heaven (48,2t/ha), Explorer (48,5t/ha) e Ranger (49,9 t/ha) apresentaram-se como as mais produtivas.
Quando for escolher melancia, preste atenção também no tamanho e no volume da fruta. Uma melancia doce não deve ser pequena demais, muito menos enorme. As medianas são sempre a melhor aposta e ela deve pesar a quantidade esperada para o tamanho que exibe.
A variedade de melancia Crimson Sweet Super é a mais resistente à antracnose quando comparada a melancias comuns. Seus frutos são saborosos e doces devido ao elevado grau Brix.
Na altura de comprar uma melancia segure-a e bata-lhe com os dedos. Se fizer eco, está madura. Se escolher uma melancia já aberta, prefira as que apresentam a polpa vermelho-vivo. Quanto mais intensa a cor, mais madura está a melancia.
Coloque quatro sementes por cova, na profundidade de dois dedos (cerca de 4 cm). Faça uma rega antes do plantio para que as sementes fiquem em terra úmida. O excesso de água deixa a melancia sem gosto e pode fazer com que as frutas rachem.
A mancha marca o lugar onde a melancia tocou o chão enquanto crescia. Se a mancha for branca, a melancia não está madura. Se a mancha estiver amarelada, ela está madura.
45 dias
PLANTIO Prefere solos de textura média, arenosos, profundos, bem drenados e com boa disponibilidade de nutrientes. Evite terrenos pesados e sujeitos a encharcamentos. A melancia se dá bem em solos de acidez média, com pH de 5,5 a 7 e saturação por bases de 70%.
(1997), a adubação da melancia deve ser feita, aproximadamente 30 dias antes da semeadura, com 20 a 40 t ha-1 de esterco de bovino ou 5 a 10 t ha-1 de esterco de galinha, 30 kg ha -1 de N, 120 a 240 kg ha -1 de P2O5 e 30 a 90 kg ha-1 de K2O, cujas doses dependem dos teores disponíveis no solo.
A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).
Saiba que a época certa para o plantio é no fim do verão até o final do outono. O morango é plantado por meio de mudas desenvolvidas em estufas e o espaçamento entre as plantas deve ser de 20 a 35cm. Um plantio de morangos pode ser feito em vasos, garrafas pet, canos em PVC ou diretamente na terra.
Coloque um plástico filme sobre o copo, formando uma pequena estufa caseira; Durante a semana, molhe um pouco a terra para continuar úmida e apropriada para a germinação; Quando as pequenas mudas tiverem três folhas e raízes, você pode plantá-las em um lugar definitivo.
O morango pode ser cultivado em vasos, floreiras, cestas ou canteiros e precisa de terra sempre úmida e bem nutrida. O ideal são vasos ou canteiros que tenham de 25cm a 30cm de profundidade, e que as plantas tenham entre elas o espaçamento de cerca de 35cm a 40cm.