O conjunto solução da equação exponencial é 5. Existe uma propriedade de potência que nos diz que: na divisão de bases iguais, devemos repetir a base e subtrair os expoentes. Por exemplo, aˣ/aⁿ = aˣ⁻ⁿ. Sendo assim, em 2ˣ⁻³ temos que 2ˣ/2³.
Equação exponencial com raiz Uma equação com raiz quadrada se resolve da mesma forma que as demais, então começamos igualando as bases. Para “sumir” com a raiz, basta trocá-la pela potência correspondente, como indica as propriedades de potenciação!
Para resolver uma equação exponencial, devemos organizar a expressão algébrica de modo a obter uma igualdade de potências com a mesma base. Nesse caso, é fácil perceber que 125 equivale a 53. Assim: Com base em uma das propriedades da potenciação, obtemos que x = 3.
O antilogaritmo é uma propriedade ligara ao estudo dos logaritmos. ... Podemos até dizer que o antilogaritmo é o inverso do logaritmo, mas não podemos confundi-lo com o cologaritmo.
Exemplo: log10(100) = 2. O inverso do logaritmo ou antilogaritmo, expresso em matemática, como antilogb(x) = N é a potência de uma base, normalmente, 10 e o número neperiano (e) elevado ao logaritmo (expoente). Exemplo: antilog10(2) = 100.
Muito simples: basta considerarmos o valor de x encontrado como o logaritmando de um logaritmo e buscarmos o valor 2 como o valor de x, uma vez que esse é o logaritmando do antilogaritmo.
Para utilizar esta função, escolha Calc > Calculadora. Calcula 10 n, onde n é o número especificado. Por exemplo, o antilog de 2 é 10 2 = 100.
Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.
Base 2 a 5
Tabela de logaritmos decimais