Para calcular o BTU usado na hora de refrigerar um cômodo, devemos pensar no tamanho do ambiente, já que, são necessários entre 600 e 800 BTUs por metro quadrado. Você pode usar a base de 600 BTUs quando o ambiente não tiver incidência de sol.
Para um ambiente que sofre baixa insolação, você deve fazer um cálculo de 600 BTUs por metro quadrado....Porém, se você considerar o mesmo cômodo, mas com uma alta incidência solar, a conta seria:
Convenção Btu para Watt. Para a conversão de Btu para Watt é usada uma constante 0,293. Então o que se faz é multiplicar 9000 Btu por 0,293, e assim obtemos os 2640 w ou 2,64 Kw. Podemos dizer que este resultado na verdade é uma troca da unidade de capacidade de refrigeração.
O que nos deixa com a seguinte fórmula: 2491 / 3,4 = ??? Ou seja, nesse caso, o ar-condicionado de 9 mil BTUs, utilizado apenas na refrigeração, equivale a uma potência de 732,64W.
Ar condicionado 12000 BTU Split (1120 Watts de potência) ligado sete horas por dia gasta 235,20kWh por mês, o que equivale a R$ 102,11 mensais e R$ 3,40 por dia.
Portanto, quanto maior a capacidade, maior será o consumo de energia elétrica no mesmo tempo. Um aparelho de 9000 BTU/h (2,6 kW em capacidade de refrigeração), com coeficiente de desempenho com valor 3, demanda uma potência elétrica de cerca de 0,8 a 0,9 kW.
O ar condicionado split 9000 BTUs, por exemplo, é indicado para locais que tenham entre 10 e 12 metros quadrados, como salas, ambientes comerciais e escritórios de pequeno porte - enquanto um ar condicionado 22000 BTUs é o aparelho perfeito para apartamentos, salas, quartos e outros ambientes entre 30 e 35 metros ...
Não vamos entrar nas especificidades do cálculo, mas, resumidamente, a potência do transformador é definida pela soma entre a potência elétrica ativa e a potência reativa do ar condicionado. Assim, você chega a um valor dado em Volt Ampere (VA).
A unidade de medida utilizada pelo inmetro para auto transformadores é VA ( VOLTS AMPERES ), que corresponde a 0,6 Watts. Exemplo: um aparelho com a potencia de 300W ( WATTS ), necessita de um transformador de 500 VA. Calculo efetuado: 300W dividido por 0,6VA ( A EQUIVALENCIA DE 1W é 0,6VA ) é igual a 500VA.
Transformador 110 220 para ar 30.
A potência do transformador ou autotransformador é calculado sempre em função da demanda calculada para o mesmo, ou seja, a carga instalada e que em sua grande parte é sempre menor que a demanda.
De posse de Vs podemos calcular Is usando a Lei de Ohm: Is = 240V/15Ω = 16A. Agora usaremos a equação 2 para encontrar a corrente do primário: 200/100 = Ip/16 logo Ip = 32A.
Para o cálculo das espiras partimos de duas fórmulas iniciais:
Para calcular a potência (tanto a de entrada quanto a de saída), é só multiplicar a tensão pela corrente máxima admissível... Quanto às tensões especificadas no transformador, elas vêm com valores em RMS, que é o valor de pico da tensão alternada dividido pela raiz de dois (aproximadamente 1,41).
Relação de transformação é a relação que existe entre as tensões e correntes do primário e secundário de um transformador.
Relação de espiras e transformação Em transformadores trifásicos, a relação de transformação é definida pela relação entre a tensão de linha do primário e a tensão de linha do secundário. Portanto, dependendo da ligação, a relação de transformação pode ser diferente da relação de espiras, como será visto a seguir.
A primária é a bobina que recebe a tensão da rede, e a secundária é a bobina em que sai a tensão transformada, ou seja, com um valor diferente. A grande maioria dos equipamentos eletrônicos empregam transformadores, seja como elevador ou abaixador de tensão.
Um transformador monofásico, possui 240 espiras em seu enrolamento primário que é ligado a uma fonte de tensão de 600 V. Quantas espiras deve possuir seu enrolamento secundário para que a tensão de saída seja de 50 V.
Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.
Tipos de transformadores