5 experimentos para aprender química em casa
Bicarbonato com Vinagre A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Esse ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que gera as bolhas.
Faça uma massinha de neve. Coloque vinagre no bicarbonato de sódio para formar a reação química perfeita para ele formar uma massinha, como o truque do refrigerante com Mentos. Divirta as crianças dando a elas uma tigela de vinagre para colocar bolas de neve falsa.
Leite que explode O bacana da mistura do bicarbonato com o vinagre, é que ela produz o efeito de erupção em outras bases que não água. Leite por exemplo. Você pode começar a atividade usando corante de alimentos para fazer astintas dançantes, e depois adicionar bicarbonato e vinagre para ter o leite que explode.
Você vai precisar de água morna e sal fino. Em um recipiente, coloque a água morna e junte o sal fino até a água desaparecer, misturando bem. O processo é bem rápido. Assim que a mistura ficar com aspecto de neve estará pronto.
A não ser que você não tenha paciência para seguir todos os passos: adicionar 440 gramas de bicarbonato de sódio, meio litro de vinagre, deixar descansando por uma hora, adicionar 100 ml de água e cozinhar lentamente até que se torna uma mistura uniforme.
Para fazer gelo seco, inicie pegando o extintor ou o tanque de gás carbônico e deixe-o em pé em cima de uma mesa, que esteja na altura do seu tronco, visto que é necessário ter controle total sobre o equipamento.
É possível obter gelo seco usando um extintor de gás carbônico. O extintor de gás carbônico é facilmente reconhecível, tem uma corneta enorme no bico e não tem um manômetro ou relógio de pressão. Além do extintor, você vai precisar de uma fronha para coletar o gelo. Dentro do extintor, o CO2 está em estado líquido.
Ao ter contato com a temperatura ambiente, o gelo seco muda do estado sólido para o gasoso, sem ter o seu derretimento e passar para o estado líquido. Isso ocorre porque sua temperatura é tão baixa que não permite a entrada de calor.
Pra fazer o gelo seco é preciso, antes de tudo, transformar o gás carbônico em CO2 líquido, e isso só acontece em uma pressão muito alta, tipo 19 bars, que correspondem a 180 metros abaixo do nível do mar.
O gelo é produzido em máquinas com alta tecnologia, totalmente automáticas, em aço inox, que possibilita nenhum contato manual dos profissionais.
como fazer
É possível fazer uma bolsa de gelo com duas partes de água e uma parte de álcool. O álcool evita que a água congele completamente. Para começar, misture os dois ingredientes em uma tigela. A medida duas partes de água e uma parte de álcool quer dizer que, a cada duas unidades de água, deve-se acrescentar uma de álcool.
Primeiro, leve a água ao fogo até aquelas bolhinhas bem pequenas no fundo do recipiente começarem a se formar (cerca de 60ºC). Mas não deixe ferver: você não quer incorporar gases. Em seguida, despeje tudo em uma forma e leve à geladeira (na parte de laticínios, a cerca de -3ºC) para que o congelamento seja lento.
A primeira forma de gelo leva 12 horas para ficar totalmente pronta.
Fazendo gelo rapidamente Para preparar o gelo rapidamente, ferva a quantidade de água desejada e a coloque no congelador. Aproximadamente 1 hora no congelador é o suficiente para você ter gelo.
6) Acelerar o derretimento do gelo com água quente Outro truque muito utilizado para descongelar o freezer é: basta colocar dentro do freezer um recipiente (pode ser uma tigela, uma panela) cheio de água quente, ou utilizar um borrifador. De fato o vapor da água irá ajudar o gelo a derreter mais rápido.
A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).