Aceleração
A aceleração é um dos conceitos centrais do MUV. Essa grandeza pode ser calculada pela variação da velocidade dividida por um intervalo de tempo. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida da aceleração é o m/s², que significa a mudança na velocidade, em m/s, a cada segundo.
Para calcularmos a aceleração escalar média de um móvel, utilizamos a seguinte equação:
Compreenda a fórmula da velocidade para a aceleração de um objeto.
Desse modo, é possível calcular o deslocamento com base nesses dados.
Assim sendo de maneira formal a frequência é vista como a quantidade de oscilações na unidade de tempo, sendo medida em Hertz. Já o período é visto como, o tempo percorrido de uma crista para outra em uma onda, co isso, é medida em segundos.
A frequência de uma onda é determinada no instante de sua geração e ela não muda durante a propagação da onda, mesmo que passe por diferentes meios. ... A menor distância entre dois pontos consecutivos nos quais a perturbação se repete é o comprimento de onda, indicado pela letra grega λ (lambda).
Em um mesmo meio de propagação, as ondas de maior comprimento terão a menor frequência, e as de ondas de maior frequência terão o menor comprimento de onda. Lembre-se! A amplitude e a frequência de uma onda dependem do movimento que dá origem a essa onda (nos desenhos, o movimento das mãos que vibram a corda).
λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética; f = frequência da onda 1/s = Hz. em que: v = velocidade da onda....Cor.
Quanto maior a frequência da onda eletromagnética, maior será a intensidade da energia emitida e menor será o comprimento da onda, já que existem mais ondas no mesmo intervalo de 1s.