Entrevista Comportamental: 5 dicas para acertar com o candidato
A entrevista por competências é aquela em que o entrevistador pede que o candidato conte situações reais por que já passou que possam mostrar como ele fez para atingir uma meta desafiadora ou resolver um problema de comunicação, por exemplo.
Pode-se dizer que a entrevista comportamental com foco em competências é uma investigação de competências no repertório comportamental do avaliado. Neste modelo de entrevistas, usam-se perguntas situacionais, isto é, perguntas relacionadas a situações onde o avaliado tinha necessidade de usar a competência investigada.
O objetivo do recrutamento e seleção por competências é investigar comportamentos recorrentes em candidatos, a exemplo da postura apresentada em desafios profissionais anteriores, sua visão do futuro, entre outros pontos considerados importantes para o cargo.
A melhor de forma de se preparar para esse tipo de entrevista é analisar quais foram suas melhores experiências, os projetos mais significativos de que você já participou, as situações mais difíceis que você já vivenciou, os maiores desafios que você já superou e o trabalho que te deu mais satisfação.
A principal diferença entre uma seleção por competências e uma seleção tradicional é a maneira como o processo seletivo é realizado. Na seleção por competências, o recrutador não analisa apenas o perfil comportamental (atitudes), mas também os conhecimentos e habilidades, ou seja, todas as competências do candidato.
Coloque questões abordando as seguintes temáticas: