Resumo: A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ...
A arborização é essencial a qualquer planejamento urbano e tem funções importantíssimas como: propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves, diminuir a poluição sonora, constituir fator estético e paisagístico, diminuir o impacto das chuvas, contribuir para o balanço hídrico, valorizar a qualidade de vida local, assim ...
Porque grande parte das aves colocam os seus ninhos em árvores,e se colocarmos esses ninhos em cidades,eles virão e se reproduzirão lá. Alem de conseguirem comida(às vezes),e as vezes abrigos da chuva e do calor.
Elas possuem a importante função de reduzir efeitos da poluição e dos ruídos, agem diretamente na redução da temperatura e na velocidade dos ventos, além de influenciarem no balanço hídrico e ainda podem servir de abrigo a diversos animais silvestres que vivem nas cidades, como pássaros, insetos e até macacos.
A vegetação no ambiente urbano tem a capacidade de fixar poluição e poeira, através do processo de fotossíntese e a partir de materiais oleosos presentes nas folhas. Por isso, ruas arborizadas apresentam até 70% menos poeira em suspensão em relação às ruas não arborizadas.
A arborização urbana proporciona inúmeros benefícios às cidades, como benefícios ambientais, estéticos, sociais, econômicos, e dentre os aspectos ambientais tem papel importante na melhoria das condições climáticas locais, proporcionando um conforto ambiental.
A arborização urbana, definida como toda vegetação que compõe o cenário ou a paisagem urbana, é um dos componentes bióticos mais importantes das cidades. Tecnicamente, a arborização urbana é dividida em áreas verdes (parques, bosques, praças e jardinetes) e arborização de ruas (vias públicas).
Além disso, plantas absorvem a luz do sol e, devido à clorofila, elas realizam a fotossíntese, um processo que transforma o dióxido de carbono e a água em glicose e oxigênio, que é o ar que respiramos. É por isso que podemos dizer que as plantas purificam o ar.
dracaena trifasciata
Por onde as plantas respiram? O processo de respiração acontece em todas as partes da estrutura da planta mas, principalmente, nas folhas, onde há maior quantidade de estômatos, que são capazes de realizar trocas de gases.