As causas da Guerra do Paraguai estão centradas no processo de formação das nações platinas no contexto da segunda metade do século XIX. Cada nação possuía seus interesses econômicos e políticos, e a defesa desses interesses causou o choque entre o Paraguai e Brasil, Argentina e Uruguai.
O Império do Brasil, Argentina mitrista e Uruguai florista, aliados, derrotaram o Paraguai após mais de cinco anos de lutas durante os quais o Império enviou em torno de 150 mil homens à guerra.
A Guerra do Paraguai foi um conflito armado ocorrido entre os anos de 1864 e 1870. Os países envolvidos foram Brasil, Argentina e Uruguai, que formaram a Tríplice Aliança para combater o Paraguai. O combate ocorreu porque o Paraguai pretendia anexar territórios do Brasil e da Argentina.
Depois da conquista de Assunção, a guerra transformou-se em uma caçada a Solano López – que foi considerado traidor da pátria pelo governo provisório paraguaio a partir de 1869. Nesse período (1868-1869), os exércitos brasileiros foram liderados por Caxias, o maior nome do exército brasileiro.
Paraguai: Solano López era o ditador do país e o comandante das tropas paraguaias. Lutou na guerra e foi morto, em 1870, na batalha de Cerro Corá. Brasil: D. Pedro II era o imperador do Brasil.
A tropas eram formadas por homens normais que gostariam de se alistar e passavam por um recrutamento básico. O impacto desse conflito foi grande o Paraguai ficou na merd a pra sempre e o Brasil pegou dívidas no exterior.
Os gastos com a guerra foram altos e prejudicaram a economia brasileira, aumentado a dívida externa e a dependência de países ricos; A Inglaterra aumentou a sua influência no continente, consequência dos empréstimos de dinheiro e apoio militar oferecidos aos países da Tríplice Aliança.
Resposta. Resposta: Mesmo o Paraguai já tendo perdido a guerra, Dom Pedro II (então imperador do Brasil) não quis declarar a guerra por vencida até que Solano Lopez, o ditador do Paraguai, estivesse morto. Dessa forma, o exército brasileiro segue as ordens de executar Solano Lopez, dando fim definitivamente ao conflito ...
Olá, A Guerra do Paraguai contribuiu para o movimento abolicionista no Brasil porque muitos escravos negros lutaram pelo Brasil, sendo comandados por oficiais brancos que acabaram notando e reconhecendo a grande bravura desses escravos.
Resposta. A principal causa da guerra está relacionada às tentativas do governo do ditador paraguaio, Francisco Solano López, de colocar em prática uma política expansionista, com o objetivo de ampliar o território do seu país, apossando-se de terras dos países vizinhos, e ter acesso ao mar pelo porto de Montevideu.
2. (Mackenzie) Guerra do Paraguai, modernização e politização do exército e queda da Monarquia são fatos diretamente relacionados, já que: a) o exército identificava-se com o elitismo do governo imperial, enquanto a marinha compunha-se basicamente de classes populares e médias, contrárias à monarquia.
Resposta. Diversos fatores contribuíram para a queda da Monarquia, dentre os quais a insatisfação da elite agrária com a abolição da escravatura, o descontentamento dos cafeicultores do Oeste Paulista e dos militares, que queriam mais poder, e as interferências do Imperador em assuntos da Igreja.
A Proclamação da República Brasileira, também referida na História do Brasil como Golpe Republicano, foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, ...
O fato é que o povo pouco participou deste acontecimento, o Governo provisório da República tinha lideranças militares, como o general Deodoro e o tenente-coronel Benjamin Constant, republicanos do grupo moderado, como Quintino Bocaiúva e um político desencantado com a monarquia e favorável à federação, Rui Barbosa, ou ...
Em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no Brasil. O movimento que deu origem ao Brasil Republicano teve origem nas insatisfações de importantes grupos políticos durante o Segundo Reinado.
Resposta:Verificado por especialistas. Com isso quer dizer que o povo não foi ativo na Proclamação da República, não tendo participado de um processo pela mudança de regime que, em teoria, deveria ter partido do povo contra as elites políticas nacionais, como o foram com todas as demais revoluções republicanas.
A proclamação do regime republicano brasileiro aconteceu em decorrência da crise do poder imperial, ascensão de novas correntes de pensamento político e interesse de determinados grupos sociais como os intelectuais, militares e os órgãos de imprensa que defendiam a abolição como uma necessidade primordial dentro do ...
A importância do partido republicano se dá no campo político da história brasileira, visto que o mesmo foi se fortalecendo e motivado também pelo positivismo começou a divulgar os ideais democráticos republicanos, onde o povo teria maior participação na política.