O Jogo. O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a 1ª casa a esquerda de cada jogador (casa "a1" para as peças brancas e "h8" para as peças pretas) seja da cor preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo fazer o primeiro movimento.
Em uma partida tradicional de xadrez, um jogador deve antever a jogada do outro — e, para isso, precisa de concentração, estratégia, paciência e prática. ... Se você pretende desenvolver essas características, pode muito bem jogar sozinho!
Como Ficar Bom No Xadrez
O Shogi joga-se num tabuleiro quadrado não axadrezado de 9x9. Cada jogador começa o jogo com as seguintes peças: 1 rei, 1 torre, 1 bispo, 2 generais dourados, 2 generais prateados, 2 cavaleiros, 2 lanças e 9 peões.
Para vencer uma partida de xadrez você vai precisar de seis coisas:
O gambito da rainha (na verdade, da “dama”, não se usa a tradução “rainha” normalmente entre enxadristas) é um jeito de começar um jogo de xadrez – no jargão dos enxadristas, uma abertura – em que você sacrifica uma peça para tirar vantagem disso depois.
Regras do Xadrez - Movimentos. Capturar uma peça é tomá-la do adversário. Com exceção do peão todas as peças efetuam uma captura fazendo seu movimento próprio e ocupando a casa que era ocupada por uma peça adversária. O peão efetua a captura em diagonal ocupando a próxima casa à direita ou à esquerda.
O movimento do peão é a mais restrita das peças de xadrez. Eles movimentam-se apenas para frente, salvo se ele for "comer" alguma peça. Nesse caso, ele pode movimentar-se para a diagonal, mas nunca para trás.
Não é obrigatório capturar ou comer as peças atacadas. O jogador pode em qualquerposição efetuar qualquer jogada, desde que seja regulamentar. CAPTURA DE PEÃO O peão não captura as peças no sentido de seu movimento.
O xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como esporte. É disputado entre dois jogadores, utilizando-se de um tabuleiro e 16 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha. O xadrez é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes.
Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance. Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal de outra cor.
Resposta: O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário. Para jogar é necessário um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças. As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.
O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.
A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8.
No jogo de damas, a pessoa que tiver mais damas tem a vantagem. Tente formar damas com o máximo de peças possível para aumentar suas chances de ganhar. Para colocar em prática esse conselho, avance uma peça na direção da área do tabuleiro onde o adversário possuir menos peças ou onde elas estiverem mais espalhadas.
10 Dicas para jogar damas e superar seus oponentes
Dicas dos jogadores Damas dê margem de erro ao adversário! Jogue com muita concentração, pois basta um erro e tudo pode perder-se. Damas não é um esporte coletivo e sim individual, e sua concentração pode fazer a diferença. Nunca faça armadilhas, jogue suas peças nas casas fortes, isto é, no centro do tabuleiro.