O gelo é analgésico e antiinflamatório, uma ótima opção para o momento crises de dores. "Quando as dores acontecem, o gelo é um grande aliado. Ele deve ser colocado no local da dor por 20 minutos e com intervalos de 2 horas, pelo menos três vezes ao dia.
Também conhecidas como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), as lesões por esforços repetitivos (LER) são desgastes musculares causados pela repetição intensa do mesmo movimento e atingem diversos setores de trabalho.
Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitar, etc.
O termo DORT provém de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e foi introduzido para substituir o termo LER, basicamente por duas razões: porque a maioria dos trabalhadores com sintomas no sistema musculoesquelético não apresenta evidência de lesão em quaisquer estruturas; e a outra razão é que além do ...
O termo L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) vem sendo substituído por D.O.R.T. (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). A substituição que ocorre é porque o termo L.E.R. supõe que a pessoa tenha um machucado, esteja lesionada, já o termo D.O.R.T.
Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) dizem respeito a uma gama de condições decorrentes da inflamação ou degeneração de tendões, nervos, ligamentos, músculos e estruturas periarticulares em diferentes sítios (dedos, punhos, antebraços e braços, ombros e região cervical) dos membros superiores e ...
Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) - São movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas resultando em dor fadiga ...
Os locais mais comuns que as LER e DORT comprometem são a região cervical, ombros, cotovelos, punhos, mãos, região lombar e joelhos. Os principais sintomas são: dor, sensação de peso e cansaço, formigamento, fisgadas, alteração de sensibilidade e fraqueza muscular.
É uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias –, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o ...
O melhor jeito de evitar as doenças que fazem parte do quadro das LER/DORT é dar atenção às questões da ergonomia e das condições de trabalho:
DORT, por sua vez, é uma sigla para Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, um conjunto de doenças causadas por movimentos repetitivos ou outros fatores biomecânicos como esforço por levantamento constante de peso, além dos fatores psicofísicos e sociológicos, que atuam sobre o problema.
6 dicas para evitar as lesões
21 DICAS PARA PREVENIR A LER/DORT 1 – A altura ideal deve ser de 48 a 58cm. 2 – O encosto deve estar a 110° do assento. 3 – A cadeira deve ter apoio para a região lombar e dorsal. A Cadeira Ergonômica previne dores e lesões das coxas, pernas e coluna.
A LER (lesão por esforço repetitivo) é designada para definir toda e qualquer lesão causada por movimentos repetitivos, como digitação, má postura, tocar piano, dirigir, algumas atividades físicas que exijam muito esforço, fazer crochê, entre tantos outros.
Estrutura de trabalho inadequada, movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo e até mesmo o estresse e pressão no ambiente ocupacional são as principais causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Atualmente, ela foi denominada de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), por ser considerada uma síndrome complexa e englobar várias doenças, como tendinite,bursite e síndrome do ombro doloroso. As LER/Dort são responsáveis por lesões nos tendões, músculos, articulações e nervos.
As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e/ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são definidos como “uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não de alterações objetivas, que se manifestam principalmente nos músculos, tendões, sinoviais, nervos, fáscias e ligamentos, ...
Os distúrbios osteomusculares (DOM) caracterizam-se pela ocorrência de lesões nos músculos, tendões, articulações, ligamentos, ossos, nervos e o sistema vascular1, podendo prejudicar o sistema osteomuscular e provocando desequilíbrio funcional.
A dor musculoesquelética é uma conseqüência conhecida do esforço repetitivo, do uso excessivo, e de distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho. Essas lesões incluem uma variedade de distúrbios que causam a dor em ossos, articulações, músculos, ou estruturas circunjacentes.
Entre elas, refluxo, úlceras, problemas na vesícula biliar, nos pulmões e dores musculares. De qualquer maneira, a dor no peito é um sinal do corpo de que algo precisa ser visto. Por isso, o sintoma deve ser considerado, investigado e ter sua causa conhecida para o tratamento mais adequado.
Analgésicos, como o paracetamol (Tylenol) ou a dipirona (Novalgina); Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno (Advil, Ibupril), diclofenaco (Voltaren), ácido mefenâmico (Ponstan), cetoprofeno (Profenid, Algie), naproxeno (Flanax, Naxotec);
Uma boa forma de aliviar a dor muscular é o repouso e aplicação de compressas mornas sobre a região dolorida. Exercícios para alongar os músculos do peito, colocando os dois braços esticados para trás e agarrando as mãos também costumam ajudar.
Tratamento. O tratamento para Costocondrite é feito a partir do repouso, evitar realizar movimentos que aumentam a dor e aplicar compressas de água quente. Porém, em certos casos o médico pode indicar a prática de alongamentos suaves que servem para aliviar os sintomas.