EQST

O Que Pode Ser Alegado Em Embargos Execuço?

O que pode ser alegado em embargos à execução?

Nos embargos à execução, o executado poderá alegar: I – inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação; II – penhora incorreta ou avaliação errônea; ... Cuidou também o legislador no parágrafo primeiro da penhora incorreta, bem como do erro de avaliação.

Quais as matérias que podem ser discutidas nos embargos à execução?

Entre as matérias passíveis de arguição nos embargos consoante art. 917 do CPC , está “qualquer matéria que lhe seria lícito deduzir como defesa em processo de conhecimento” (inciso VI), esta hipótese amplia o leque de possibilidades de defesa do devedor nos autos dos embargos à execução.

Quais os requisitos para embargos à execução?

Nos embargos à execução, o executado poderá alegar:

  • inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação;
  • penhora incorreta ou avaliação errônea;
  • excesso de execução ou cumulação indevida de execuções;
  • retenção por benfeitorias necessárias ou úteis, nos casos de execução para entrega de coisa certa;

Como impugnar embargos à execução?

920 do CPC: I - No prazo de 15 dias o exequente pode impugnar os embargos; II - Após recebimento da impugnação ou escoado o prazo, o juiz julgará o pedido ou designará audiência; III - Por fim, após a instrução, o juiz profere sentença.

O que é impugnar a penhora?

Impugnação à penhora: embargos Art. 525. Transcorrido o prazo previsto no art. 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.

Quando cabe impugnação à execução?

Por regra, a parte tem o prazo de 15 dias úteis para apresentar a impugnação. Lembrando que o prazo pode ser dobrado (para 30 dias) caso existam mais executados no processo, sendo esses representados por profissionais do direito de escritórios distintos.

Qual o prazo para impugnar embargos à execução trabalhista?

5 dias

Qual o prazo para embargos à penhora na Justiça do Trabalho?

Possuindo a Consolidação das Leis do Trabalho disposição expressa quanto ao prazo para a interposição de embargos (art. 884), contam-se os 05 dias da data da penhora ou da garantia do Juízo, sendo incabível a invocação subsidiária do Código de Processo Civil , em seu art.

Qual é o prazo para a oposição de embargos à execução fiscal a partir de que momento se conta esse prazo?

30 dias

Qual o termo inicial do prazo de embargos à execução?

Por Rénan Kfuri Lopes. O prazo para a apresentação dos “embargos à execução” inicia-se da “intimação” da primeira penhora, mesmo que seja insuficiente, excessiva ou ilegítima, e não da sua ampliação, redução ou substituição.

São admissíveis embargos do executado antes de garantida a execução?

Não são admissíveis embargos do executado antes de garantida a execução. Uma vez que haja a garantia do juízo, ao contrário do que se explanou em sede da exceção de pré-executividade, a oposição dos embargos suspende a exigibilidade do crédito tributário.

Qual o prazo para pagamento na Execução Fiscal após a citação?

5 dias

Como é a citação do executado na LEF?

Conforme exposto acima no art. 8º, incisos I e II, da LEF, a citação será feita pelo correio, com aviso de recepção, e considera-se feita na data da entrega da carta no endereço do executado. Assim, pela exegese da norma, dispensa-se a entrega pessoalmente ao citando.

Qual o prazo para execução fiscal?

O artigo 40 da Lei das Execuções Fiscais nº 6.

Qual a defesa em execução fiscal?

São as principais formas de defesa ao executado em uma ação de execução fiscal, são estas: a impugnação, os embargos à execução, a exceção de pré executividade, a ação anulatória, ação declaratória, e Mandado de Segurança.

O que é uma ação executiva federal?

ACAO DE EXECUCAO. A denominada Ação de Execução é a iniciativa, promovida pelo credor, através de atos processuais legais, para exigência do cumprimento forçado de um direito reconhecido pela legislação vigente ou por decisão judicial.