Os vulcões são grandes estruturas geológicas que correspondem a uma fissura na superfície terrestre. A sua formação ocorre por meio do choque das placas tectônicas, que são blocos rochosos que se encontram sobre o magma, formando a litosfera.
erupção efusiva. Erupção em que predomina o escoamento de lava do vulcão sem a ocorrência de explosões violentas. A lava acumula-se em um lago de lava no topo da chaminé e/ou escorre morro abaixo por vales segundo ritmo que depende da basicidade do magma, do relevo, do tempo de escoamento, entre outros fatores.
A erupção vulcânica é um fenômeno da natureza, geralmente associado à extravasação do magma na superfície do planeta. As camadas de rochas formadas por erupções magmáticas são chamadas de "derrames", pois a rocha espalha-se e solidifica-se na superfície do globo.
No mundo há cerca de 1 300 vulcões que podem entrar em erupção a qualquer momento, mas apenas cerca de 20 ou 30 entram em atividade por ano. Alguns vulcões, como o monte Kilimajaro, na África, têm pouca probabilidade de entrar em erupção de novo: são os vulcões extintos. Monte kilimajaro, África.
O especialista Boris Behncke disse que a ultima erupção ocorreu há quatro semanas, mantendo-se uma moderada atividade até a noite de dia 18. Esta é a primeira erupção de 2021. "Foi apenas mais um episódio de fontes e fluxos de lava, como os de 13, 21 e 22 de dezembro de 2020.
Souza Filho afirma que o monitoramento por satélites é a forma mais segura de se estudar vulcões, aproveitando a oportunidade da visão sinótica, à distância, cobrindo grandes áreas. “A dificuldade de se obter informações em campo leva a grande maioria dos pesquisadores a optar pelo sensoriamento remoto.
No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos. ... Ocorreram no Brasil formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, localizadas onde hoje estão os estados da região Sudeste e Sul.
Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.
Apesar do Vulcão Amazonas ser oficialmente o único vulcão brasileiro, pesquisadores continuam fazendo novas descobertas de formações geológicas que podem caracterizar a existências de vulcões inativos. Apesar das suspeitas, até hoje nenhum outro vulcão foi confirmado no brasil, além do Amazonas.