A vulnerabilidade implica uma situação de risco; significa que pessoas e/ou comunidades estão numa situação de fragilidade - seja por motivos sociais, económicos, ambientais ou outros - e por isso estão mais vulneráveis ao que possa advir dessa exposição.
O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é um indicador que permite aos governos um detalhamento sobre as condições de vida de todas as camadas socioeconômicas do país, identificando àquelas que se encontram em vulnerabilidade e risco social.
Em linhas gerais, o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é calculado a partir de uma média entre os subíndices: IVS infraestrutura urbana, IVS capital humano e IVS renda de trabalho.
Então, ao refletir sobre as diferenças entre risco e vulnerabilidade, constata-se que o risco busca expressar as chances de adoecimento de um indivíduo, enquanto que a vulnerabilidade expressa os potenciais de adoecimento/não-adoecimento relacionados a cada indivíduo, apresentando uma compreensão ampliada em relação ...
O risco individual pode ser definido como o risco para uma pessoa presente na vizinhança em perigo, considerando a natureza do dano que pode ocorrer e o período de tempo em que este pode acontecer.
É um tipo específico de acidente de trabalho, cujo risco de infecção envolve o contato com fluidos orgânicos potencialmente contaminantes.
Já os riscos puros são aqueles em que não existe nenhuma possibilidade de lucro para a empresa, ou seja, suas consequências serão sempre negativas. É o caso, por exemplo, dos acidentes.
O contrário de perigo é: Contrário de risco ou ameaça: 1. segurança, proteção, defesa, seguridade, resguardo, salvaguarda, incolumidade, preservação.
b) Perigo é uma condição ou característica intrínseca que pode causar ferimentos ou doenças, danos materiais e / ou paralisia de um processo, ao contrário, risco é a combinação da probabilidade e a consequência de não controlar o perigo. ... A probabilidade de uma fratura (risco) é baixa.
Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte. Perigo é um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de contribuir para uma lesão ou morte.
a) As semelhanças são que de qualquer maneira ambas significam uma coisa ruim que possibilitariam o acontecimento de algo ruim. b) A diferença principal é que o risco é a probabilidade de lesão ou morte e o perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que podem contribuir para lesão ou morte.
[6] Pode-se definir risco puro como sendo aquele que: (a) Deve ser tratado com técnicas de seguro, havendo apenas duas possibilidades: perder ou não perder. ... [7] Para que o risco seja segurável, são indispensáveis os seguintes parâmetros: (a) Deve apenas independer da vontade das partes.
Como fazer uma análise de riscos