Ativar todos os núcleos do processador é um procedimento simples. A configuração é útil para contornar uma opção do Windows que faz com que o sistema operacional ignore núcleos e threads do processador. Isso faz um octa-core se comportar como dual-core, por exemplo, com desempenho reduzido e maior lentidão.
Os processadores de computadores são formados por vários núcleos que colaboram com o desempenho em diversas atividades. Neste guia, o Canaltech mostra como ativar todos os cores da CPU e verificar se eles estão funcionando corretamente.
Esta expressão, se formos pensar na tradução literal, é um fio. Basicamente, esta é a ideia da thread: conectar vários tuítes em sequência para contar uma história. Ou seja, trata-se de várias publicações em série, que se complementam, já que muitas vezes todo o relato não cabe nos 280 caracteres de um único tuíte.
Na página “Sobre”, a pessoa encontrará as principais informações sobre o hardware da máquina. Isso inclui o modelo do processador (com o qual você consegue descobrir o número de núcleos), velocidade de clock e quantidade de memória RAM.
Para desenvolvedores, desativar os núcleos é um meio de realizar testes para identificar como um programa é executado em um computador menos poderoso. Tudo isso pode ser feito de forma simples através do próprio sistema operacional:
De maneira bem resumida, a quantidade de núcleos indica as categorias de programas e o número de tarefas em paralelo que uma máquina consegue executar simultaneamente. Combinado com a velocidade de clock de cada “core”, esses dados mostram como um computador ou celular atua ao processar os dados durante as atividades.
Atualmente, os processadores de múltiplos núcleos são comuns em quase todos os PC e notebooks. Entretanto, todo o potencial do chip só pode ser “desbloqueado” com a colaboração do sistema operacional e softwares compatíveis.
O que é um Core: Basicamente é um dos núcleos físicos de um processador. Se um processador tem 4 cores, significar que ele tem 4 núcleos físicos, 4 partes a grosso modo. O que é Thread: A tradução significa “Linha“. Um processo usa várias linhas de instruções/códigos para executar um determinado programa.
O site possui a ficha técnica de diversos smartphones e tablets separados por marcas e modelos. Então, basta realizar a busca pela página do aparelho e consultar os dados no campo “Plataforma”.
Tudo o que você precisa fazer é baixar e instalar o aplicativo CPU-Z em seu smartphone. Então, basta navegar pelas abas para obter mais informações sobre o hardware do aparelho. Em SOC, você poderá observar a arquitetura do processador.
Cada um destes núcleos, ou processadores individuais, funciona como um thread, ou linha de execução. Dessa forma, esses chips conseguem executar diferentes tarefas simultaneamente, visto que cada núcleo fica encarregado de uma linha de execução diferente.
Os usuários do Windows podem descobrir dados do processador na área “Sistema” do Painel de Controle. Basta clicar na tecla Windows ou abrir o Menu Iniciar e digitar “Sistema” para acessar as informações.
Cada núcleo funciona como se fosse um processador independente. Assim, o número de ações que um computador consegue realizar por pulso de clock é maior. Voltando ao exemplo de guardar cerveja na geladeira. Imagine que, em vez de dois braços, você tivesse quatro braços.
Abra o Menu Iniciar, digite msconfig e aperte Enter. Na janela aberta, selecione a aba Inicialização do Sistema e clique sobre Opções avançadas. Enfim, marque a caixa Número de processadores, defina quantos núcleos deseja que o Windows utilize quando for carregado e clique em OK para fechar as janelas.
Essa área do Gerenciador de Tarefas mostrará todos os núcleos ativos do processador. Também é listado o número de processadores lógicos disponíveis e quais estão atuando no momento.
Como melhorar o desempenho do seu PC para rodar melhor os seus games
10 dicas para deixar o seu notebook mais rápido
Clique com o botão direito do mouse sobre "Este Computador" e selecione "Propriedades". Acesse "Configurações avançadas de sistema" e, na aba "Proteção do sistema", abra a janela "Configurar". Marque a opção "Desativar a proteção do sistema". Em "Uso do Espaço em Disco", deixe o ponteiro em 0%.
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite desempenho e selecione Ajustar a aparência e o desempenho do Windows na lista de resultados. Na guia Efeitos Visuais, selecione Ajustar para obter melhor desempenho > Aplicar. Reinicie o computador e veja se ele fica mais rápido.
Otimizar o Windows para melhorar seu desempenho
Uma das maiores causas de lentidão do Windows 10 são os programas que estão configurados para iniciar junto com o carregamento do sistema, algo que alguns trazem como comportamento padrão e não podem ser desativados manualmente. No entanto, você pode desligar tudo o que não for necessário para o Windows 10 dar boot.
Para isto, abra o menu iniciar e digite performance. Escolha a opção: Ajustar a aparência e performance do Windows. Na tela aberta de Opções de Desempenho, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.
Uma das causas para a lentidão do computador, principalmente ao iniciá-lo, é a quantidade de programas que abrem assim que a máquina liga. Muitas vezes desnecessários, ocasionam sobrecarga no PC, pois o mesmo precisa de mais tempo e desempenho para processar todas as informações a que é submetido.