A câmara escura de orifício é um objeto totalmente fechado, com as paredes opacas e com um pequeno orifício em uma das faces. Ao colocarmos um pequeno objeto luminoso ou iluminado em frente à câmara, podemos observar a imagem formada na parede oposta ao orifício. Essa imagem é uma imagem real e invertida.
Você pode construir uma câmara escura com uma lata de leite em pó ou com uma caixa de sapatos. Faça o furo no fundo da lata ou numa lateral da caixa e coloque o papel vegetal no lugar da tampa ou na lateral oposta. Está pronta uma câmara escura simples, porém, com menos recurso.
O primeiro passo é transformar esta caixa numa câmara escura. Para isso é necessário escolhermos uma caixa com uma tampa que vede bem o interior da mesma. Com tinta preto-fosco pintamos o interior da câmara, inclusive a tampa. Podemos também utilizar um papel cartão preto para forrar a câmara, ao invés da tinta.
Faça um tubo com a cartolina e prenda na ponta a lente da lupa. No fundo da caixa de papelão, recorte um retângulo e o tampe com o papel vegetal. Do outro lado da caixa, faça um furo e encaixe o tubo de cartolina. Pronto, agora é só mirar para um lugar bem claro e se divertir!
Como fazer sua própria câmera fotográfica
Podemos simplificar uma máquina fotográfica como sendo basicamente uma câmara escura de orifício, porém, no lugar do orifício, é colocada uma lente convergente, ou seja, uma lente que converge para um único ponto os raios de luz que por ela atravessam.
Uma câmara estenopeica ou câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. ... De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projetada para a parede oposta ao orifício ao contrário.
Veja como as máquinas fotográficas antigas funcionavam:
Daguerreótipo. Por sua vez, outro francês, Louis Jaques Mandé Daguerre (1789-1851), desenvolveu este sistema. Alguns anos depois, criou o aparelho que leva seu nome, o “daguerreótipo”, que era capaz de gravar imagens permanentes.
Mesmo assim, é possível dar uma destinação correta às câmeras digitais antigas. Caso ela não possa ser consertada ou repassada a outro usuário, existem postos de reciclagem que dão o melhor destino possível para todos os componentes do item eletrônico.
Foi batizada de Mammoth Camera (câmera mamute), inventada por George Raymond Lawrence, construída por J. A. Anderson. Na época custava 5.
George Raymond Lawrence
Como funciona o filme fotográfico Quando a luz atinge um cristal, ele se junta a outros que também foram atingidos pela luz, formando um agrupamento microscópico. ... Quando menos luz atinge um trecho da emulsão, um grupo menor de cristais se forma. Quando nenhuma luz atinge um trecho da emulsão, nenhum cristal se agrupa.
Com mais de 4 metros de comprimento e pesando 640kg, o enorme artefato foi desenvolvido a pedido da companhia ferroviária Chicago & Alton Railway, exclusivamente para fazer o registro da locomotiva “The Alton Limited”, um grande símbolo do desenvolvimento ferrovário americano.
Steven Sasson
A fotografia tirada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce (1765 – 1833), em 1826, é considerada a primeira da história.
Já a primeira câmera fotográfica surgiu em 1839, também criada por um francês, Louis Jacques Mandé Daguerre. Mas foi apenas por volta de 1888 que a nova arte ganhou popularidade, com o surgimento da marca Kodak — que atua no ramo da fotografia até os dias atuais.
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
A história da fotografia no Brasil remonta à chegada do daguerreótipo ao Rio de Janeiro, em 1839, e ao francês Hercule Florence (1804-1879). Entre 1840 e 1860, o recurso fotográfico difunde-se pelo país. ... Trata-se de pensar novas formas de aproximação entre fotografia e artes, longe da trilha aberta pelo pictorialismo.
Com o avanço da tecnologia, a fotografia, agora digital, passou a ser armazenada de forma diferente e tem perdido espaço no papel fotográfico. Foi um longo espaço de tempo desde a invenção da fotografia até o simples ato de apertar o botão da câmara de um celular.
1839, Daguerreótipo: o primeiro equipamento fotográfico criado em escala comercial. ... 1860, Sutton Panoramic: foi a primeira câmera a fazer fotos panorâmicas através de uma lente grande angular, preenchida com água.
Evolução e popularização da fotografia Essa técnica era a "placa seca". Assim, em 1886, surge a Kodak, empresa do norte-americano George Eastman. A Kodak revolucionou a fotografia no mundo pois vendia câmeras e filmes em rolos a preços mais acessíveis e liberava os clientes do processo de revelação.
No fim dos anos de 1850 e durante os anos 1860, começou a se formar um mercado de consumo de fotografias de paisagem, com a fundação de casas especializadas na publicação e venda deste tipo de fotografia, especialmente para turistas. Inicialmente na Europa e depois nos E.U.A.
Fotografia de paisagem É um tipo de fotografia de natureza na qual são captados grandes cenários naturais. É costume utilizar-se objetivas de grande angular e aberturas muito reduzidas para poder trabalhar a maior profundidade de campo possível.
Antes do século XX, a linha do tempo da fotografia reúne o surgimento de impressões temporárias e, mais tarde, permanentes. A técnica da impressão temporária de palavras era usada pelo professor e polímata alemão Johann Heinrich em meados de 1727.