EQST

Como A Burguesia Se Consolidou E Como A Classe Trabalhadora?

Como a burguesia se consolidou e como a classe trabalhadora?

Inicialmente precisamos notar que a consolidação da burguesia como classe se deu através da diminuição da influência dos senhores feudais no período final da Idade Média, ainda no século XIV, quando uma epidemia de peste bubônica agravaria a já existente paralisação do mercado agrícola feudal.

Quem era a burguesia na revolução industrial?

O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais. ... O conceito de burguesia foi mudando com o tempo: na Idade Média eram os comerciantes; e durante a Revolução Industrial, os banqueiros e empresários.

Por que os reis se aliaram a burguesia?

Burgueses estavam cansados de tantos problemas nos feudos, indo em vários com leis diferentes. Aliaram-se aos reis porque: queria mais facilidade. ... Rei tinha poder e tradição, burgueses tinham dinheiro. Isso gerou poder centralizado, idioma nacional e várias outras coisas.

Porque o mercantilismo era bom para os reis?

O mercantilismo era bom para os reis porque fortalecia os seus estados. Com o dinheiro arrecadado pelo mercantilismo eles acumulavam pilhas de ouro e prata, o que permitia manter o controle sobre as colônias, aperfeiçoar o próprio país e aumentar e manter os exércitos.

Quais as características mais marcantes do sistema mercantilista?

Defendia que uma nação rica é aquela que mantem sua balança comercial favorável e acumula metais preciosos. Suas principais características são o balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas.

Por que podemos afirmar que o mercantilismo era uma receita para o enriquecimento do Reino?

Resposta. Se o reino mais exportasse do que importasse ele invariavelmente enriqueceria. Ouro, prata e outros minérios eram os principais produtos, logo o reino com mais recursos enriqueceria.

Como o Brasil se relacionou com o início do mercantilismo?

Nesse sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o capitalismo. ... Por conta disso, muitas das práticas mercantilistas foram aplicadas pelos portugueses durante o período de colonização do Brasil.

Por que se pode afirmar que o mercantilismo?

Resposta: O mercantilismo acabou por intensificar as ações de combate entre nações, uma vez que agora disputava-se espaço no mundo reorganizado. A busca matéria prima e pelo acumulo de riquezas foi fundamental para alimentar tais disputas que geraram diversos conflitos e indisposições no cenário político mundial.

Quais as consequências do mercantilismo para o Brasil?

Foram muitas causas que causaram o mercantilismo, entre eles: fatores econômicos, razões ideológicas étnicas, além do crescimento da população europeia. E uma das principais consequências foi, a montagem do sistema de exploração colonial, que assim sendo marcou a colonização e a conquista de regiões da África...

O que é um país mercantilista?

Ele é considerado um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais, com o objetivo de acumular riqueza e dar poder ao rei. Os principais países representantes dessa prática foram Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda.