A maioria dos platelmintos são denominados parasitas devido a sua necessidade de se hospedar em outros seres vivos para completar o seu ciclo de vida. Mas existem espécies de platelmintos que não necessitam de hospedeiros, portanto não são parasitas. ... A reprodução dos platelmintos pode ser sexuada ou assexuada.
No Brasil, a doença parasitária é causada pelo verme Trematódeo Schistosoma Mansoni. Ele tem a espécie humana como hospedeiro definitivo e os caramujos de água doce, do gênero Biomphalaria, como hospedeiros intermediários.
A esquistossomose é causada por platelmintos da classe Trematoda. Estes ocorrem em diversas regiões do mundo, sendo que, no Brasil, o responsável pela doença é o Schistossoma mansoni. Este tem a espécie humana como hospedeiro definitivo, e caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, como hospedeiros intermediários.
Causas de Barriga Inchada (abdômen distendido)
A ascite, chamada popularmente de barriga d'água, é o nome que se dá ao acumulo de líquidos dentro da cavidade abdominal.
A barriga d'água é o acúmulo anormal de líquidos dentro da cavidade abdominal. Condição ocorre como sintoma de outras doenças, como insuficiência renal ou cardíaca.
A ascite ou "barriga d'água" é o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen, no espaço entre os tecidos que revestem o abdômen e os órgãos abdominais. A ascite não é considerada uma doença mas sim um fenômeno que está presente em várias doenças, sendo a mais comum a cirrose hepática.
O tratamento da barriga d'água em cachorro depende da doença que está causando o extravasamento de líquido para a cavidade abdominal, portanto, não é possível tratar apenas com remédios caseiros, já que é necessário que um médico veterinário avalie o animal, e por meio de exames obtenha o diagnóstico para o tratamento ...
Barriga d'água em cachorro filhote “Filhotes têm a parede abdominal mais fina, com menos musculatura. Por isso, quando eles estão com gases ou outras alterações, a barriga pode ficar inchada, sem necessariamente ser um problema grave”, afirma a veterinária.