Avaliação quantitativo e qualitativo Avaliação quantitativo: é o que pode ser mensurado por meio de nota e informações. Ela é classificatória. Avaliação qualitativa: é o que não pode ser mensurável, observa-se o processo de ensino-aprendizagem de forma contínua e global.
A avaliação somativa tem como objetivo avaliar a aprendizagem do aluno. Ela apresenta características informativas e classificatórias, gerando dados sobre a qualidade do processo instrucional e o quanto os objetivos de aprendizagens foram alcançados ao final de um ciclo.
Uma das mais importantes características da avaliação diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que ao conhecer as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível prever suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento.
Para alcançar a finalidade da avaliação formativa é necessário que professores e alunos assumam responsabilidades específicas no processo avaliativo. ... Eles precisam, também, utilizar o feedback oferecido pelo professor e regular suas aprendizagens por intermédio da análise de seus processos cognitivos e metacognitivos.
O professor deve atuar para efetivar a prática avaliativa na concepção formativa, unindo a teoria a prática, para que o aluno não aprenda apenas pelo o que ele escutou, mas também pelo o que ele pode validar na prática.
A avaliação formativa contribui para que os alunos aprendam, porque os ajuda a desenvolver as estratégias necessárias para a aprendizagem; coloca ênfase no processo de ensino e aprendizagem, tornando os alunos participantes desse processo; possibilita a construção de habilidades de auto-avaliação e avaliação; ajuda os ...
O professor 2.
A aprendizagem baseada em projetos é muito interessante. Os professores devem dar um salto de criatividade na forma de se relacionarem: eles passam a atuar como orientadores, mas com sensibilidade para não podarem as ideias dos alunos.
A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa que utiliza atividades em grupo focadas em capturar a atenção dos alunos através de problemas do mundo real.
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), ou Project Based Learning (PBL), é uma técnica moderna que tem ajudado instituições de ensino e professores a enfrentar de forma eficiente os desafios de gestão educacional atuais.
A aprendizagem baseada em projetos, ou Project Based Learning (PBL), é uma metodologia ativa de ensino que propõe a atividade prática como ferramenta. Ao invés de explicar todos os detalhes de uma atividade, o aluno é convidado a participar de ações reais para o desenvolvimento da competência a ser trabalhada.
Aprendizagem baseada em projeto ou aprendizagem por projeto é uma abordagem pedagógica de caráter ativo que enfatiza as atividades de projeto e tem foco no desenvolvimento de competências e habilidades. Assenta-se sobre a aprendizagem colaborativa e a interdisciplinaridade.
Sobre Projetos, é CORRETO afirmar que: Focam o produto a ser apresentado como resultado do projeto. Estão centrados no professor. ... Devem ser elaborados pelo professor como uma sequência de atividades que visam ao aprofundamento em uma Disciplina ou conteúdo.
4 metodologias ativas para aplicar em sala de aula