1º As prioridades do Pacto pela Saúde, no componente Pacto pela Vida, para o biênio 2010 - 2011 serão as seguintes: I - atenção à saúde do idoso; II - controle do câncer de colo de útero e de mama; III - redução da mortalidade infantil e materna; IV - fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e ...
As Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo representa um avanço significativo em termos de educação, pois, pela primeira vez na história da educação brasileira é produzido um documento legal/oficial que se ocupe da orientação e organização das escolas do campo.
O Pacto em Defesa do SUS envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública, inscritos na Constituição Federal.
O Pacto em Defesa do SUS se baseia em três iniciativas: - A repolitização da saúde, retomando a Reforma Sanitária Brasileira e aproximando-a dos desafios do SUS; - A Promoção da Cidadania, ressaltando a questão da saúde como um direito; - Financiamento do sistema de saúde de acordo com as necessidades do Sistema.
A Programação Pactuada e Integrada (PPI) é o instrumento de gestão por meio do qual, com base no Plano Diretor de Regionalização, se programam as ações que serão realizadas, uma vez que as prioridades já foram estabelecidas nas Agendas de Saúde e planejadas quando da elaboração dos Planos de Saúde.
Qual é o instrumento de planejamento que visa definir as ações de saúde em cada território norteando a alocação de recursos financeiros para a saúde, a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores? ... Programação Anual de Saúde.
No Brasil, o Indicadores e Dados Básicos da Saúde (IDB), são medidos pelo Governo Federal, que faz uma revisão anual dos dados a fim de atualizá-los. Esses indicadores têm como objetivo principal medir o desempenho do país dentro do segmento de saúde e prover as melhores condições para a sua população.
Da Atenção Básica É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde. Orienta-se pelos princípios da uni- versalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
Os princípios fundamentais da atenção básica no Brasil são: integralidade, qualidade, eqüidade e participação social.
A estratégia de Saúde da Família reafirma e incorpora os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.
ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
A Estratégia de Saúde da Família tem como propósito contribuir na organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e na municipalização da integralidade e participação da comunidade. Apesar da ESF ter sido criada em 1994, na verdade, só entra condições de crescimento qualitativo e quantitativo, mais precisamente em 1998.
Programa Saúde da Família (PSF) Os enfermeiros supervisionam o trabalho do ACS e do Auxiliar de Enfermagem, realizam consultas na unidade de saúde, bem como assistem às pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem, no domicílio.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) funciona como uma porta de entrada para o SUS e tem como objetivos promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco.