O meristema é um tecido que constantemente fornece células ao vegetal por causa de sua capacidade intensa de divisão celular. Suas células são pequenas, não apresentam parede celular secundária, possuem vacúolos muito pequenos e têm plastídios não diferenciados.
→ Funções dos meristemas Como os meristemas possuem células indiferenciadas, eles originam todos os tecidos da planta. São eles que são responsáveis, portanto, pelo crescimento em tamanho e também em espessura do vegetal. Além disso, atuam na cicatrização de possíveis ferimentos na planta.
Os meristemas originam tecidos primários, através de divisões anticlinais e periclinais de células denominadas iniciais. As novas células são chamadas de derivadas. *CARACTERÍSTICAS: tamanho reduzido, compactação, apenas parede primária, muitos vacúolos pequenos e plastídios não diferenciados (proplastídios).
O exame de cintilografia cerebral é realizado com a injeção de medicamentos chamados radiofármacos ou radiotraçadores, que são capazes de se fixar no tecido cerebral, permitindo a formação das imagens no aparelho.