Como um conjunto de relações sociais, o socialismo é definido pelo grau em que a atividade econômica na sociedade é planejada pelos produtores associados, de modo que o produto excedente produzido por ativos socializados é controlado por uma maioria da população através de processos democráticos.
O Socialismo, por sua vez, tem origem no século XIX, como uma crítica ao sistema capitalista e especialmente na sociedade industrial que se desenvolvia. ... Os meios de produção pertencem aos investidores e capitalistas. Os meios de produção pertencem ao Estado.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. ... O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
Exemplos de países capitalistas são: Estados Unidos, Brasil, França, Inglaterra, etc. No Socialismo, não há religião, como não há empresas privadas, tudo é do governo, o que reforça o termo "social" ou "comum", sendo todos os cidadãos, funcionários do governo, ganhando a mesma coisa, sempre.
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método ...
O modo de produção primitivo designa uma formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana. ... As relações de produção eram relações de amizade e ajuda entre todos; elas eram baseadas na propriedade coletiva dos meios de produção, a terra em primeiro lugar.