Verificado por especialistas Assim, a região que mais recebeu e que continua receber imigrantes de todas as partes do Brasil é a região sudeste, principalmente São Paulo e também Rio de Janeiro. onde há normalmente mais emprego e assim também uma vida mais estável.
Centro-Oeste
Resposta: A região Sudeste. Pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razão do processo de industrialização desenvolvido.
Manaus, a cidade que mais acolheu imigrantes, já interiorizou 4,8 mil refugiados, seguida por São Paulo (2,7 mil) e Curitiba (2,6 mil). A lista dos estados com mais interiorizados tem São Paulo (7,1 mil) à frente, seguido por Paraná (6,4 mil) e Rio Grande do Sul (5,5 mil).
Resposta. São os estados do nordeste (Bahia, Sergipe, Tocantins...) pelo fato de lá ter muita seca em certas regiões e a vida ser difícil... Essas pessoas geralmente, para fugir do sofrimento, preferem ir para cidades maiores em busca de emprego como por exemplo São Paulo...
Esse movimento migratório teve e tem grande relevância na história da migração no Brasil, desde a época do Império. A estagnação econômica, as constantes secas, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino.
O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.
Agricultura e Pecuária Cultivo de feijão, milho, arroz, café, coco, algodão, mandioca, sisal, banana e castanhas predominam e movimentam a economia. A cana de açúcar é o produto mais importante e é produzido principalmente em Alagoas, Paraíba e Pernambuco. A soja e o cacau produzidos na Bahia também merecem destaque.
A corrente migratória mais expressiva continua a ser entre o Nordeste e o Sudeste, mas houve redução. A região Nordeste foi a que apresentou o maior número de migrantes retornando para seus estados, seguida, em menor escala, pela região Sul.
Resposta. Foi porque no final do ano 1980 a migração do nordeste caiu no SP e RJ, depois na década de 80 e 90 a migração ficou melhor. Registram-se para migração em outras regiões do DF e para a região amazônica.
Outra situação que contribuiu com o fim da migração nordestina para a Amazônia foi o crescimento industrial de São Paulo no pós-Guerra. Quando a borracha começou a cair, o Estado paulista começou a absorver a mão de obra e os migrantes nordestinos que vinham para o Amazonas.
Falta de informação, dificuldades com o idioma e acesso à documentação são os principais obstáculos para os estrangeiros no país. ... O atendimento e o acesso a informações deve ser possível em outros idiomas e deve haver pessoal especializado no domínio de outras línguas para a realização desse atendimento.
Resposta. buscam condições de vida mais favoráveis, a substituição do homem pela máquina e a concentração de terras no espaço agrário.