Como se chama o corte feito no parto normal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Durante o trabalho de parto normal, algumas mulheres relatam passar pelo pique. Trata-se da episiotomia, um procedimento cirúrgico que consiste em uma incisão no períneo — a região entre o ânus e a vagina — para facilitar a passagem do bebê.
Como é feita a episiotomia?
Um procedimento da episiotomia é feito de modo que a abertura da vagina possa ser feita maior para facilitar o nascimento de um bebê. Uma incisão é feita no períneo, a parcela entre o ânus e a abertura da vagina, sempre que a abertura da vagina não estica suficientemente para que o bebê saia.
É necessário fazer episiotomia?
A episiotomia geralmente é decidida pela equipe médica durante o parto, mas a gestante pode deixar claro que não aprova este tipo de procedimento e neste caso o médico não deve realizar a episiotomia, somente em caso de necessidade para não prejudicar o bebê.
É proibido a episiotomia?
O procedimento médico denominado episiotomia é inadequado e violento, devendo ser praticado, exclusivamente, nos casos de sofrimento do bebê ou complicação no parto que coloque em risco a vida e a saúde da mãe e do bebê, devendo ser motivada no prontuário médico da mulher.
O que fazer quando os pontos da episiotomia abrem?
Quando a episiotomia abre, os cuidados locais podem ser tomados para que a "ferida" feche novamente. Para isso, curativos terão que ser feitos e infecção deverá ser tratada se presente. Uma outra possibilidade é o desbridamento da ferida e sutura. Este procedimento somente poderá ser realizado na ausência de infecção.
O que não pode fazer depois de um parto normal?
Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.
Quanto tempo dura o resguardo de parto normal?
O Puerpério, também chamado de resguardo ou quarentena, é o nome dado à fase pós-parto, que começa com o nascimento do bebê e dura em média 45 dias (seis semanas).