Os fatores que devem ser considerados são o solo, a água e a fauna e flora, com o solo recuperado as plantas poderão se estabelecer se forma plena e assim terá uma migração de animais para a áreas e assim pouco a pouco o equilíbrio se restabelecera.
A recuperação de uma dada área degradada deve ter como objetivos recuperar sua integridade física, química e biológica (estrutura), e, ao mesmo tempo, recuperar sua capacidade produtiva (função), seja na produção de alimentos e matérias-primas ou na prestação de serviços ambientais.
Existem duas maneiras de se proceder a recuperação de áreas degradadas: uma é deixar que a natureza se regenere com o tempo, através da disseminação de sementes pelo vento e pelos pássaros. A outra medida é através da ação humana para o reflorestamento e cuidado do local.
Uma maneira simples e barata de melhorar a fertilidade do solo é através do plantio de adubos verdes ou culturas de cobertura, que adicionam matéria orgânica e nitrogênio ao solo, aumentam a atividade biológica e recuperam nutrientes lixiviados (lavados) para as camadas mais profundas.
Eles concluíram que uma floresta leva em média 20 anos para recuperar 80% da riqueza de espécies que uma área intocada tem. Isso mostra que a regeneração natural é uma estratégia eficiente para a restauração florestal.
É essencial que a gente proteja o meio ambiente, pois nossa vida depende dele.