Diferentemente das despesas, os custos são os gastos da empresa que dizem respeito ao que é produzido pela empresa, seja um serviço ou produto. Assim, os custos possuem relação direta com a atividade-fim da empresa.
A contabilidade de custo é uma parte da contabilidade geral de uma empresa, sendo mais voltada para o estudo racional dos gastos realizados. O objetivo é fazer com que os gestores conheçam os valores envolvidos na produção e oferta de um serviço ou produto, informação que é fundamental para uma gestão eficiente.
Principais tipos de custos de uma empresa
Diferentemente da despesa, o custo é o gasto que uma empresa tem e que está diretamente relacionado a tudo aquilo que esta produz, ou seja, é o gasto necessário para produzir um produto ou prestar um serviço. Assim, os custos possuem relação direta com o objeto ou atividade-fim da empresa.
Simplificadamente, os custos e despesas podem ser classificados de duas formas: Quanto ao objeto de custo: custo direto e indireto; Quanto ao volume de produção ou venda: custos fixos e variáveis. Chamamos de comportamento de custo à evolução dos custos fixos e variáveis em relação ao volume de atividades.
Os gastos são classificados como: Custos, despesas, perdas e investimentos. ... São também gastos os salários e encargos com os trabalhadores da empresa, as depreciações dos ativos fixos, os juros pagos em relação a financiamentos obtidos, os impostos, as coimas, entre muitos outros.
Em relação aos produtos fabricados, os custos se classificam em: I) diretos: são os gastos com materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação aplicados diretamente na fabricação dos produtos. ... I) direito ou variável: contempla como custo de fabricação os custos diretos ou variáveis.
De modo geral, os custos e despesas podem ser classificados em fixos ou variáveis:
Sobre gastos, o dicionário Aurélio nos apresenta a seguinte definição: é aquilo que se gastou ou consumiu: despesa, dispêndio. ... Já os custos, ele define como aquilo que deve ser gasto seja em dinheiro, tempo ou esforço.
São considerados custos e despesas operacionais todos os gastos realizados com o objetivo final de gerar receitas e diretamente relacionados com a natureza específica dos negócios de uma companhia.
a) receita é a renda que a empresa obtém pelas vendas de mercadorias e produtos, pela prestação de serviços etc. (quer receba os valores a vista ou não); b) custo é o gasto relativo à aquisição ou produção de um bem de venda ou de uso ou, ainda, o gasto diretamente relacionado com a prestação de determinado serviço.
Para acessar o comparativo, vá em FINANCEIRO -> RELATÓRIOS -> COMPARAÇÃO DE DESPESAS/RECEITAS....Ao realizar um comparativo de despesas e receitas você consegue acompanhar o seu lucro.
Para calcular a sua receita, leve em conta o seu salário líquido, que é o valor que você efetivamente recebe depois de descontados os impostos e os benefícios....O que é receita?
A receita é o direito da empresa de receber um determinado montante, no imediato ou num momento futuro. Resulta, por exemplo, de operações de venda de bens e de prestação de serviços. Despesa é a obrigação que a empresa tem de efetuar um determinado pagamento, no imediato ou em momento futuro.
Dinheiro que se recebe como resultado de atividade econômica; rendimento.
Receita Mensal Recorrente, originalmente em inglês Monthly Recurring Revenue, e abreviando MRR, é uma métrica que diz respeito à soma mensal que uma empresa recebe pelos serviços recorrentes contratados ao longo de um período.
A Receita Total de uma empresa pode ser compreendida como a multiplicação entre o preço pelo qual foram vendidos os produtos ou serviços e a quantidade de vendas que aconteceram dos mesmos, ou seja: Receita Total = Preço x Quantidade.
É um indicador muito importante para identificar qual é a receita total que entra para o caixa da empresa. ... A ROL é o montante que a empresa efetivamente recebe pelas vendas de seus produtos. É a receita bruta menos os impostos incidentes sobre a venda, os descontos e os abatimentos concedidos.
A receita total de uma empresa é calculada multiplicando o preço dos produtos vendidos ou serviços prestados por ela pela quantidade vendida. Dessa forma, descobre-se o total arrecadado pela empresa em sua atividade. Mas claramente uma empresa não venderá somente um produto ou não terá apenas um serviço.
A função receita está ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do número de vendas de determinado produto. R(x) = px , onde p: preço de mercado e x: nº de mercadorias vendidas.
A função lucro é L(x) = R(x) – C(x). A função custo é C(x) = 6000 + 14x. Já a função receita é R(x) = px, sendo p o preço de mercado e x o número de peças produzidas por mês.
Realize a seguinte operação: CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis) = CT (Custo Total). Quando você chegar ao valor total você conseguirá calcular o melhor preço de venda para sua empresa.
Neste caso, a função é um conjunto de operações a ser feita com um número que pode variar, representado pelo x. A função, neste exercício, é f(x)=8x−1, ou seja, a regra é "multiplicar a variável por 8 e depois subtrair 1.
A função de primeiro grau ou função afim é uma norma matemática que relaciona as variáveis de uma equação, ou seja, a dependência de um elemento em relação ao outro. Por isso, a função de primeiro grau é utilizada para definir a relação entre as variáveis x e y. Isso porque para cada valor dado a x, determinará o de y.
Para achar a e b na função afim devemos encontrar pelo menos dois pontos (x,y) que correspondem as condições de contorno do modelo. Em seguida, é preciso substituir os valores na função e montar um sistema de equações que, ao ser resolvido, mostrará os valores de a e b da função afim.
Matemática. A função linear é um tipo especial de função do 1° grau cuja lei de formação é do tipo f(x) = a.x (a é real e diferente de zero). Uma função do 1° grau ou função afim é definida pela lei de formação f(x) = a.x + b, na qual a e b são reais e a ≠ 0.
Verificado por especialistas A expressão que representa uma função linear é y = 5x. Primeiramente, é importante lembrarmos o formato de uma função linear. A função linear é definida por y = ax, sendo a um número real e a ≠ 0. ... Ela é classificada como função afim.
Em matemática, um sistema de equações não lineares é um conjunto limitado de equações não lineares, onde os polinômios não são de grau um, resultando em infinitas variáveis. ... Ou seja, sistema de equações não lineares dificilmente resultam em apenas um resultado para y em função de x.
A função linear é um caso particular de função afim que apresenta a lei de formação do tipo f(x) = ax, em que a é real e diferente de zero. ... A diferença é que essa reta sempre intercepta a origem do sistema de coordenadas, isto é, o ponto (0, 0).
VARIAÇÃO LINEAR Diz-se que há uma relação linear entre as grandezas. É representada pela função afim ou do primeiro grau (y = a*x + b). Na variação linear o gráfico não passa pela origem , então deve-se trabalhar com taxas de variação.