Exemplos:faixa de pedestres, linha de retenção. Orientam fluxos de tráfego em uma via, direcionam a circulação de veículos, regulamentam áreas de pavimento não utilizáveis. Aparecem na cor branca quando direcionam fluxos no mesmo sentido e amarela para fluxos opostos.
A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores: Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.
Os tipos de traçado são: faixa amarela contínua, faixa branca contínua, faixas brancas interrompidas, faixa de pedestre.
A sinalização – vertical e horizontal – constitui a línguagem comum, claramente definida, portadora das informações que vão permitir o escoamento do tráfego sem incidentes. Esta sinalização padronizada é destinada a todas as categorias de usuários: condutores de veículos, ciclistas e pedestres.
Este tipo de sinalização viária utiliza placas onde o meio de comunicação (sinal) está na posição vertical, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante símbolos e/ou legendas pré-reconhecidas e legalmente instituídas.
A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos: - Sinalização de Regulamentação; - Sinalização de Advertência; - Sinalização de Indicação. Tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias.
Tipos de sinalização Eles são sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, luminosos, sonoros, gestos do agente e do condutor. Para tanto, existe uma hierarquia no CTB que define qual a ordem de prevalência de cada um deles.
As indicações luminosas, como os semáforos, por exemplo, prevalecem sobre os demais sinais. As normas de trânsito prevalecem sobre as indicações de sinais. As ordens do agente de trânsito prevalecem sobre as normas de circulação e outros sinais. As indicações horizontais e verticais prevalecem sobre os demais sinais.
As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.
Tipos de Sinalização:
A Resolução Nº 160/2004 do CTB define as três categorias de placas de sinalização: sinalização vertical de regulamentação, sinalização de indicação e sinalização de advertência. Vejamos o que cada categoria significa.
O CTB diz: “Sinalização de advertência: tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.” Assim, existem 69 placas dessa categoria no Brasil, que você confere abaixo: A-1A – Curva acentuada à esquerda. A-1B – Curva acentuada à direita.
Placas de Regulamentação
As placas de sinalização consistem numa parte importante do tráfego de veículos, pedestres e ciclistas, uma vez que os direcionam a seguir determinadas condutas. Têm, de modo geral, a função de comunicar aos integrantes do trânsito informações acerca da utilização do tráfego nas vias públicas.
O objetivo dela é informar os condutores sobre as condições da via, proibições, restrições ou obrigações. Geralmente essas placas são circulares com fundo branco e bordas vermelhas, sem ou com uma tarja vermelha.
As placas de trânsito, também conhecidas como sinalização vertical, são divididas em 3 categorias: Sinalização de Regulamentação, Sinalização de Advertência e Sinalização de Indicação.
O Anexo I do CTB define sinalização como o “conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados na via pública com o objetivo de garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nela circulam”.
Fazer a sinalização de segurança corretamente ajuda o colaborador a saber como deve se comportar em determinado local ou situação. Afinal, as cores definidas pela NR 26 comunicam, de forma clara e direta, a existência de riscos, contribuindo para evitar acidentes.
Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca.
São usadas cinco cores: Amarela: é usada para demarcar fluxos de sentidos opostos, marcar espaços proibidos de estacionamento ou parada e demarcar obstáculos. Branca: utilizada para demarcar fluxos de mesmo sentido, faixas de pedestres e também usada na pintura de símbolos e legendas.
De forma complementar é prevista a “Faixa de Retenção”, que é aquela disposta antes da “Faixa de Pedestres”, a qual é obrigatória quando é cruzamento com semáforo, e que não deve ser colocada em distância inferior a 1 metro da de pedestres. ... seriam apenas obras de embelezamento, mas não “Faixas de Pedestres”.
Linha de Retenção – Conceito: Indica ao condutor o local limite em que deve parar o veículo, SE os controles de tráfego, semáforo ou sinal “Parada Obrigatória” R-1 ou autoridade legal assim o determinar.
As faixas de retenção são espaços deixados numa plantação para serem ocupados por um outro tipo de planta para que a água da chuva não leve as plantas.
As marcas de canalização, também conhecidas como “faixa zebrada”, “zebrado” ou zona de pavimento não utilizável (ZPA), recebem esse nome por serem usadas para canalizar o trânsito.
A defesa prévia é a primeira oportunidade. Além dela, há mais duas chances de reverter a situação, solicitando uma revisão do caso à JARI, recurso de 1ª instância, ou ao CETRAN, recurso de 2ª instância. Vale ressaltar que, para entrar com recurso em 2ª instância, é preciso ter enviado o recurso à JARI.
As marcas de canalização são aquelas faixas pintadas na rua, geralmente zebradas. É muito fácil saber que marcas são essas. Conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), elas devem ser na cor branca quando direcionam fluxos nos mesmos sentidos e na proteção de estacionamento.
substantivo feminino Ação de canalizar, de regular e melhorar o curso de um rio para sanear suas margens ou torná-lo navegável: a canalização do Tietê. Rede de canais ou de canos para abastecimento de água.
Canalizado vem do verbo canalizar. O mesmo que: encanado, encaminhado, orientado, direcionado.