Como o próprio nome sugere, Design Thinking é uma forma de abordagem originada na área de design e adaptada às empresas e corporações. O termo significa “pensamento do design” ou “pensar como designer”. Essa abordagem cria as condições necessárias para que o time tenha insights e que consiga coloca-los em prática.
“Design thinking é uma abordagem antropocêntrica para inovação que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios”, conceitua Tim Brown, autor do livro Change by Design .
Com o Design Thinking, empresas focam na investigação do problema, ouvindo clientes e usuários antes de criarem soluções. Depois, elas são testadas e melhoradas constantementes. Com esse processo, fica fácil concluir que produtos e serviços da empresa serão mais certeiros em resolver as necessidades dos consumidores.
O design thinking não é uma metodologia, mas uma abordagem que contribui para resolver problemas com novas perspectivas, encontrar soluções e dar respostas colocando as pessoas no centro do processo. Ele é uma forma de desenvolver produtos e projetos baseados no pensamento do designer.
6 ferramentas que todo designer gráfico precisa conhecer
Principais técnicas utilizadas na fase de Imersão Preliminar
Design Thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados): as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (trabalhos em ...
Pense no problema em todos os seus pormenores, identificando todas as formas como pode afetar a sua vida para então encontrar uma solução válida. Deixar o problema para ser resolvido somente no momento final pode acarretar em soluções apressadas que apenas se mostram paliativas, mas que não resolvem de verdade.