Objetivos: Estimular e desenvolver os cinco sentidos; Estimular e desenvolver a coordenação motora; Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos (como e quando usamos deles e para quê);
Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.
Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato.
Toda a superfície da pele tem receptores sensitivos, que captam sensações térmicas, mecânicos ou dolorosos. Os receptores sensitivos podem ser terminações nervosas livres ou terminações fechadas no interior de uma cápsula, formando os corpúsculos sensitivos.
De fato, possuímos dois tipos de receptores térmicos:os que detectam calor (receptores para calor) e outros que detectam frio (receptores para frio). Veja o comportamento dos receptores térmicos em função da variação de temperatura sobre a pele (gráfico adaptado a partir de Gayton & Hall, 2007).
Sensibilidade ao calor e ao frio.
As terminações nervosas são receptores distribuídos por toda a nossa pele, responsáveis por sentir a temperatura e as sensações de dor na parte mais externa do corpo. ... Já as motoras estabelecem contato com as fibras nervosas e órgãos como músculos e glândulas.
São terminações nervosas capazes de converter estímulos do ambiente em impulsos elétricos. Esses estímulos serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central que produzirá uma resposta adequada.
1 – Receptores Fásicos – receptores que apresentam adaptação rápida a estímulos mantidos constantes. 2 – Receptores Tônicos – receptores que apresentam adaptação lenta ou não se adaptam a estímulos mantidos constantes.